Mistério: Coronavírus encontrado em esgoto antes de surto na China

Mistério: Coronavírus encontrado em esgoto antes de surto na China

O novo coronavírus, Sars-Cov-2, foi encontrado em amostras de esgoto em, pelo menos, 5 países, incluindo o Brasil, antes do surto ter acontecido na China.

Vários pesquisadores alertaram para a presença do Sars-Cov-2 em amostras coletadas de esgoto, até mesmo meses antes de se ter dado o 1º caso oficial na China, Wuhan. Este fato veio trazer um mistério ainda maior no que diz respeito à origem do vírus, e sua propagação.

Desta evidência, podemos dizer que o vírus que causou essa pandemia de Covid-19 já circulava no mundo bem antes de se ter dado o primeiro surto na China, mas ainda não se conhece a origem do vírus. Se, até agora, o vírus teria origem chinesa, agora já não podemos comprovar esse mesmo dado.

Saiba também:

Coronavírus em esgoto de, pelo menos, 5 países, incluindo Brasil

Em Espanha, os cientistas comprovaram a presença do novo coronavírus em amostras de 15 de janeiro de 2020 e em 12 de março de 2019 (meses antes do primeiro caso reportado em Wuhan.

No Brasil, essa investigação foi levada a cabo por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi encontrada a presença do novo coronavírus em amostras a partir de 27 de novembro de 2020, bem antes do primeiro caso reportado na China.

Sendo assim, o vírus já estava circulando na comunidade muitos meses antes de termos reportado o primeiro caso.

O primeiro diagnóstico de Covid-19 no Brasil, oficial, foi a 26 de fevereiro, em São Paulo, o qual teria viajado para Itália, e contraído o vírus. No entanto, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já teria apontado, pelo menos, um caso de infecção por sars-cov-2 em janeiro.

Contágio por esgoto

Tendo em conta a presença do novo coronavírus nas fezes, existe agora a hipótese levantada de que o contágio possa se dar, também, por meio do esgoto.

Apesar de não haver ainda evidências de que o contágio se dê desse forma, é uma hipótese a ser considerada. No entanto, está também mais do que provado cientificamente que o contágio do novo coronavírus se dá, majoritariamente, pelas partículas de ar e saliva.

Também hoje: