Remédio caseiro para sarna de cachorro com enxofre

Quem tem animais domésticos, principalmente cães, sabe que por mais cuidado que se tenha com eles, por vezes, eles acabam por apanhar coisas menos agradáveis e até dolorosas para eles, como por exemplo: pulgas, caraças, sarna.

Hoje vamos falar especificamente da sarna. O que é, as causas e o tratamento…caseiro, é claro.

O que é a sarna?

Remédio caseiro para sarna

A sarna nos cães é provocada por um parasita. São ácaros microscópios que podem invadir a pele do nosso animal e criar uma série de problemas de pele, sendo que os mais comuns são: perda dos pelos, irritação intensa e secreção. Neste último caso, sem sempre acontece, só em alguns casos.

Graças a Deus, hoje em dia existem vários tratamentos bons para este tipo de sarna, o que faz com que esta doença possa ser facilmente controlada, assim que é identificada.

Sintomas

A sarna dos cães atinge qualquer tipo de cão, independentemente da sua raça ou idade. Mas atenção que a sarna também pode infetar gatos, humanos e outros animais domésticos.

Os seus sintomas são variados, mas os mais comuns são:

  • Perda de pelo
  • Comichão intensa na zona afetada.

E as zonas que costumam ser afectadas, são: cotovelos, orelhas, axilas, peito e barriga. Isto uma vez que estes ácaros gostam mais de zonas com menos pelo.

Remédio caseiro para sarna de cachorro com enxofre

Escusado será dizer que esta infecção se pode espalhar pelo corpo todo. E a comichão pode piorar em zonas da casa mais quentes, como por exemplo, perto do fogão da cozinha.

A sarna é uma infecção pouco comum, o que faz com que muitas vezes seja diagnosticada como alergia respiratória. Isto normalmente acontece, quando o animal não tem um histórico de alergias.

Aos primeiros sinais ou desconfianças deve levar o seu animal ao médico para que este possa identificar como deve ser este ácaro.

Mas atenção: muitos poucos cães mostram estes ácaros logo após a primeira raspagem.

Os donos dos animais com possível sarna, devem estar atentos e não devem começar qualquer tipo de tratamento sem antes ir primeiro ao veterinário, pois podem piorar o problema sem querer.

Tratamento

Há várias formas e maneiras de se tratar a sarna.

Antigamente, o tratamento passava por raspar os pelos do cão, dar-lhe banho com um shampoo de peróxido de benzoila para limpar a pele, e aplicar uma substancia que contivesse insecticidas e/ou enxofre. Os cães normalmente tomavam banho duas a três vezes por semana.

remedio para sarna

Apesar da sua eficácia, estes banhos não deixam de ser muito desagradáveis, quer para o dono como para o animal.

Mas, com o avançar dos anos e a evolução natural das coisas, hoje em dia, já existem outro tipo de produtos que se têm mostrado extremamente eficazes, para além de seguros e convenientes para o tratamento da sarna.

Estes novos produtos vêm em forma de spray, shampoos e cremes, com uma formula concentrada e até há em formato injetável.

Quando for ao veterinário, este irá recomendar aquele que acha que vai resultar melhor para o seu animal de estimação, tendo em conta o seu peso, a sua raça, o comprimento dos pelos, e é claro, a gravidade da infecção.

Por norma, o tratamento para a sarna costuma ser feito no mínimo durante 4 semanas, para que se tenha a certeza que os ácaros morrem e não voltam mais.

Remédio caseiro para a sarna

Para além daquilo que o veterinário receitou, também pode usar remédios caseiros para combater a sarna canina. Como por exemplo: limpar com insecticidas o ambiente onde o animal costuma estar, e isto vai desde a roupa do cão, a cama do cão, os brinquedos do cão, etc.

Não se esqueça: uma vez que a sarna pode passar facilmente de animal em animal todos os animais que tiverem contato com um que tenha sarna também devem fazer tratamento.

E como o ciclo de vida do ácaro é longo e a capacidade deste bicho viver fora do animal, convém que faça uma limpeza especial à sua casa, com produtos antifúngicos, durante pelo menos 4 semanas.

Para ajudar a cicatrização pode usar alovera. Isto desde que não haja nenhum senão por parte do veterinário.

 sarna canina

Mas como tratar a sarna canina com remédio caseiro:

Costuma-se dizer mais vale prevenir que remediar. Pois bem, este provérbio encaixa-se aqui que nem uma luva. Isto porque, neste caso, o melhor remédio caseiro para a sarna canina, é mesmo a prevenção. Ou seja:

  • Tentar evitar que o seu cão entre em contacto com algum animal infetado ou que passeio por lugares onde se encontrem um grande número de cães. Também deve evitar que o seu cão entre em contacto com animais selvagens.
  • Deve dar banho e tosquiá-lo com uma certa frequência, para além de usar shampoos e acondicionadores próprio para o seu cão.
  • Ter cuidado especial quer no tempo seco, quer no tempo muito húmido.

Remédios caseiros mesmo caseiros para tratar a sarna, são muito arriscados, quer para a saúde do dono como para a saúde do animal.

Mas o aloevera pode ser um remédio caseiro, e é extremamente eficaz, quer na diminuição da comichão como na cicatrização da pele do animal.

Outro que pode ser considerado remédio caseiro, é usar óleo de alho diluído na água. Este deve ser colocado sobre a área afetada. As propriedades anti bacterianas conhecidas do alho podem ajudar a matar os ácaros.

Atenção: Mais uma vez faço referencia, só o veterinário é que pode dizer qual é o melhor tratamento para o seu cão, principalmente, no que toca a sarna canina.

loading...
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...