Chá de Boldo

chá de boldo para que serve

Se você exagerou no consumo de bebidas alcoólicas ou na gordura da sua alimentação, acredite: o chá de boldo alivia os sintomas da má digestão

O chá de boldo é um ótimo aliado na melhoria do funcionamento do fígado. E você sabe porque? A responsável pela regulação da função hepática é a lactona, uma substância que ajuda o organismo a expelir as gorduras ingeridas.

Benefícios do chá de boldo

A lactona está presente nesta planta e para além do melhor funcionamento do fígado de que já falamos, este chá tem muitas propriedades que auxiliam o nosso organismo.

Descubra-as:

  • Melhor funcionamento do aparelho digestivo (a sua digestão irá agradecer);
  • Ajuda no combate aos sintomas da gastrite e diminui a sensação de azia;
  • Para quem tem problemas com a vesícula biliar e intolerância alimentar alivia os sintomas;
  • Se abusou de bebidas alcoólicas, o boldo poderá ser uma boa opção

Chá de Boldo emagrece?

Os fitoterápicos são muito procurados pelas pessoas por ajudarem no processo de emagrecimento. Se você esta fazendo dieta, saiba que o boldo ajuda a desinchar a barriga e combate a formação de gases (que dão uma sensação de peso extra).

Uma boa digestão, é sem dúvida, um passo importante para quem quer perder peso com esta planta.  Mas não se esqueça de consultar um nutricionista para fazer um plano de reeducação alimentar e incluir o chá de boldo na sua rotina.

Restrições e cuidados

O chá de boldo não poderá ser tomado por todas as pessoas. Há restrições. Este chá deverá ser evitado em caso de obstrução da vesícula biliar. Outro caso a ser considerado, são as gestantes.

O boldo é contraindicado nos três primeiros meses de gravidez por sua propriedade abortiva e possibilidade de má formação do feto. Mulheres que estão em período de amamentação também devem evitar a ingestão desta substância.

Leia também: Quais chás são abortivos!

Recomenda-se a suspensão do chão de boldo pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia.  Esta bebida poderá aumentar o risco de hemorragia durante o procedimento cirúrgico.

No que diz respeito a interação medicamentosa, deverá ser evitada a combinação entre este chá e a varfarina, uma substância usada afinar o sangue.

Como devo tomar o chá de boldo?

Será que há uma altura do dia em que o consumo desta bebida intensifica os seus efeitos? A recomendação é que consuma o chá três vezes por dia e estudos comprovam que os efeitos são mais intensos após as refeições.

*Este chá deverá ser bebido sem adição de açúcar.

Se quiser ter uma boa noite de sono, o chá também é recomendado principalmente pelas suas propriedades digestivas.

Mas tenha atenção! O chá deve ser ingerido por um determinado período de tempo (no máximo 4 semanas). Se não respeitar este tempo, poderá ter reações adversas como vómitos, diarreias e problemas com o sistema nervoso.

Beba, mas com moderação!

Quero plantar em casa: como fazer?

O chá de boldo é bastante comum e será fácil encontrá-lo em plantas ou em saché em ervanárias e loja de produtos naturais.

Mas se você quiser colher as folhas diretamente do seu quintal, é possível e vamos explicar como (não é muito difícil)

Há duas possibilidades: a partir da própria planta ou comprando sementes. O bom é que o plantio poderá ser feito no seu quintal ou até num vaso (com pelo menos 30 cm de altura) que você tenha em casa.

Como o boldo é uma planta que gosta de sol, o seu regadio não precisa ser constante (sempre observando se a terra está seca).

Como preparar as folhas colhidas em casa?

Imagine que o seu loureiro cresceu forte e agora você quer preparar estas folhas para fazer o chá (que é o seu objetivo).

O consumo desta bebida poderá ser feito com folhas (cortadas na base final da planta) frescas ou que foram secas ao sol. Se você optar por secá-las a recomendação é que as guarde enroladas num jornal num vidro com tampa.

Preparando o seu Chá de Boldo

Agora que você já conhece os benefícios e as propriedades do chá, selecionamos para você duas formas fáceis e rápidas de preparar esta reconfortante bebida.

  • Separe algumas folhas de boldo (lave-as)
  • Numa panela coloque água a ferver
  • Assim que a água estiver em ponto de ebulição, junte as folhas de boldo
  • Apague o fogo e deixe o líquido repousar entre 10 a 15 minutos
  • Se quiser, você também optar por esta outra receita e corta as folhas em pedacinho. O processo é igual a receita anterior,
  • só não esqueça de coar no fim para separar os pedacinhos da folha do chá que você irá ingerir.

E não se esqueça! O chá deverá ser bebido sem adição de açúcar ou qualquer tipo de adoçante artificial. Desfrute de um bom chá de boldo e aproveite os benefícios desta planta!

Leia também:

Chá de Boldo
5 (100%) 2 votes
loading...