Chá para a Infecção Intestinal

No dias de hoje, cada vez mais as pessoas procuram soluções naturais para os seus problemas, principalmente de saúde. Assim hoje vamos falar de chá para tratar infecção intestinal.

O que é infecção intestinal?

Antes de mais devemos dizer que a infecção intestinal pode ocorrer através dos mais diversos meios, como por exemplo: beber água ou alimentos contaminados.

Chá para a Infecção Intestinal

Esta tipo de infecção é mais comum do que se julga, pois ela pode ser provocada pela ingestão de alimentos estragados, fora do prazo ou até mesmo contaminados. Isto porque podem conter bactérias como a salmonella, E. Coli, staphilococus, etc. Podem também conter fungos, parasitas e até vírus, como por exemplo o rotavírus.

Causas

A principal causa é a intoxicação alimentar, que nada mais é que a ingestão de alimentos estragados ou contaminados. Mas uma má higiene pode também estar ligada a este problema. Daí que seja importante lavarmos sempre as mãos antes de comer.

Localidades com falta de saneamento básico são as que mais apresentam intoxicações alimentares e infecções. Isto porque as bactérias presentes nas fezes também são agentes causadores de infecções intestinais.

Infecção Intestinal

Como saber que é preciso tratar do intestino?

  • É fácil, pois por norma começa com: gases, prisão de ventre, dores de estômago, diarreia e até a clássica língua branca, que faz com que tenhamos um sabor esquisito na boca.
  • O stress e os seus níveis podem influenciar e muito a nossa saúde intestinal.
  • E também de vez em quando devemos fazer uma desintoxicação ao nosso intestino. Isto para manter o intestino limpo e baixar os níveis de toxicidade do nosso corpo.

Principais sintomas

  • Dor abdominal;
  • Vômitos;
  • Mal estar;
  • Diarreia;
  • Desidratação;
  • Dor de cabeça;
  • Febre.

Tratamento natural

Escusado será dizer que é muito importante mantermos sempre o nosso corpo hidratado, isto porque qualquer tipo de infecção, em especial a intestinal, provoca sempre uma grande perda de líquidos. E nos casos mais graves, essa reposição tem de ser feita através de uma injecção de líquidos e sais minerais através da via endovenosa para além de ter de tomar medicamentos para controlar o vomito e a diarreia.

Uma infecção de origem bacteriana obriga o recurso a antibióticos, mas os casos mais simples podem ser tratados com repoiso e com estes dois tratamentos naturais.

Tratamento

Chá de hortelã

A hortelã é mais do que uma erva aromática que se põe na comida, também pode ajudar a combater uma infecção intestinal. Isto porque o chá contém propriedades antiespasmódicas para além de ajudar a melhorar a digestão, evitando assim gases e como consequência diminui o desconforto.

Não só trata de infecções intestinais, como também consegue tratar das cólicas intestinais e ajudar a regular o funcionamento do intestino, mesmo nos casos de diarreia.

As suas propriedades bactericidas ajudam a combater as causas da infecção.

Escusado será dizer que não deve ser tomado nem por pessoas grávidas, nem por pessoas que tenham problemas biliares.

Ingredientes

  • meio litro de água
  • Folhas frescas de hortelã

Como fazer

Basta ferver meio litro de água, adicionar uma chávena de chá com folhas frescas de hortelã.

Desligue o lume, tape e deixe repousar durante 10 minutos.

Está pronto a servir.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Sem votação)
Loading...
loading...