Chá de Gengibre

cha de gengibre beneficios

Nos dias mais frios, nada melhor do que preparar um delicioso chá de gengibre. Além de saboroso, com diversas opções de receitas para você testar, o gengibre é extremamente benéfico para a saúde.

Ele pode ser usado em casos de gripes, resfriados, dores de garganta e tosse, além do seu poder termogênico, capaz de auxiliar na queima de gordura.

E é sobre tudo isso que vamos falar neste artigo. Confira sobre os benefícios do chá de gengibre, além de algumas receitas para preparar um delicioso chá.

Benefícios do chá de gengibre

De origem asiática, o gengibre é uma raiz tuberculosa muito benéfica para a saúde. Além de seu efeito termogénico, auxiliando na perda de peso e queima de calorias, o chá de gengibre pode ser utilizado como antibactericida, tem ação antioxidante, é anti-inflamatório e ainda ajuda no alívio de náuseas.

Inclusive, alguns pacientes que realizam tratamento quimioterápico, muitas vezes são receitados por seus médicos para tomar esta fusão para aliviar os sintomas de náusea.

Também excelente para a digestão. Experimente tomar uma xícara após as refeições e irá se sentir mais leve e disposto.

Mas por que esta raíz é tão boa? Ele é rico em diversas vitaminas, como ABC e D, ainda contém selênio, potássio, zinco e magnésio. Inclusive, mais precisamente quando preparado como chá, ele libera em sua composição carvacrol, eugenol e timol.

Como você pode observar, o chá de gengibre conta com muitas sustâncias boas para a saúde, auxiliando assim o organismo em diversas questões. E o melhor é que é barato, sendo que um pequeno pedaço da raiz pode se fazer diversas xícaras de chá. Como ele é forte, basta raspar um pedacinho e colocar na água quente, depois de ferver.

Chá de gengibre emagrece?

Se combinado com uma rotina de atividade física e alimentação saudável, o chá de gengibre irá auxiliar no emagrecimento devido sua propriedade termogenica.

Porém, nenhum elemento sozinho é capaz de fazer uma pessoa emagrecer, e sim um conjunto de fatores que aliam toda uma rotina saudável.

Se você pratica atividade física e segue uma dieta saudável, pode adquirir o hábito de tomar chá, pelo menos uma xícara ao dia.

Como devo tomar? Há restrições?

A indicação é que não se tome mais do que uma xícara ao dia, no máximo duas. Inclusive para as mulheres, o excesso desta planta pode fazer com que o ciclo menstrual se desregule e fique mais intenso.

Inclusive, fique atento, porque o consumo excessivo de chá de gengibre acelera muito o metabolismo, podendo provocar insônia, vômitos diarreia, enjoo, irritação no estômago e gastrite.

Mais disposição em seu dia a dia

Sabe quando você se sente cansado, quase que sem energia. Pode ser devido à falta de nutrientes. Esta bebida também pode ajudar em casos assim, dando mais energia e reparando os músculos.

Principalmente para quem treina pesado, tomar uma xícara de chá de gengibre pode ajudar a diminuir dores musculares, fazendo você se recuperar mais rápido. Porém, se você treina na parte da noite, apenas não exagere, porque o chá de gengibre pode dificultar o sono.

O chá de gengibre conta com compostos anti-inflamatórios como é o caso do gingerols, substâncias que promovem a reparação muscular.

Inclusive, há pesquisas recentes que comprovam que o chá tem o poder de matar células do câncer de ovário, além de contribuir positivamente com os pacientes que sofrem de Alzheimer.

Outro ponto positivo do chá de Gengibre é que ele é benéfico para proteger a nossa função neurológica e retarda a perda de células cerebrais.

Receitas especiais com chá de gengibre

Chá de gengibre com canela

Ferva um pouco mais de uma xícara de água. Enquanto isso, raspe alguns pedacinhos de gengibre. Depois, com a água já quente e fervida, acrescente as raspas de gengibre e a canela.

Gengibre com limão

Você pode fazer o Chá de gengibre com limão com 2 a 3 centímetros de gengibre. Ferva a água, coloque o gengibre, 2 folhas de menta e meio suco de limão.

Chá de gengibre com camomila

Separe de 2 a 3 centímetros de gengibre e 2 a 3 colheres (sobremesa) de camomila. Como a mistura da camomila irá dar a leveza ao chá, você pode ferver 1 litro de água e ir tomando durante o dia.

Corte ou raspe, separe a camomila e deixe descansar na água depois de fervida.

Gengibre com casca de abacaxi

Mais um delicioso chá, dessa vez aproveitando o sabor e propriedades do abacaxi.

Reserve de 2 a 3 centímetros de gengibre fresco, cascas de abacaxi (não precisa ser muito, 1 limão e 1 litro de água.

Ferva a água, acrescente os ingredientes e deixe descansar.

Agora, é só aproveitar essas receitas de chá de gengibre e inclui-las em seu dia a dia.

Leia também:

Chá de Gengibre
5 (100%) 1 vote
loading...