Chá de Trombeta

Chá-de-trombeta

Procura saber quais o benefícios em tomar chá de trombeta? Então este artigo é para você. Conhecida por ser uma planta ancestral e com um certo mistério, a trombeta é da família Solanaceae. Faz parte da mesma linhagem da berinjela, batata e tomates.

Uma das curiosidades sobre o chá de trombeta, é que ele ficou muito com a estigma de ser uma planta tóxica. De fato, a bebida tem propriedades que precisam de cautela na hora do uso.

O chá apareceu em um dos clássicos da Antiguidade, no livro A Odisséia, de Homero.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios e cuidados que devemos ter com este chá?

Chá de trombeta?

Ela tem lindas árvores com flores longas, parecidas com a flor copo de leite. A trombeta tem propriedades anticolinérgicas, que pode causar determinadas dificuldades e paralisia.

Muito utilizada no passado em rituais de passagem, a trombeta, quando em excesso, pode comprometer o funcionamento dos músculos, causando paralisia e também mexe na química do cérebro, daí o efeito alucinógeno que tantos comentam ao falar sobre o chá.

Quais efeitos o chá de trombeta causa?

A planta, assim como este chá, já apareceram em livros, assim como em diversos relatos pela internet e apreciadores de chás com efeito alucinógeno.

Em livro datado de 1846, escrito por um escritor peruano, ele narra uma cena do personagem ao tomar o chá e ficar com os olhos fixados no chão, como se estivesse em transe e com as narinas e pupilas dilatadas.

Quando tomado sem orientação e em excesso, o chá pode casar alucinação, depressão, fala e discurso confuso, assim como desequilíbrio corporal.

É preciso ter muito cuidado ao querer fazer uso do chá, fora do contexto religioso, e em nenhum tipo de acompanhamento e orientação. Além disso, o uso desmedido e contínuo pode causar coma, convulsões e danos no cérebro.

como fazer cá de trombeta

Quais são os benefícios do chá de trombeta em relação à saúde?

Atua no controle das convulsões: Entre os benefícios do chá de trombeta é atuar no controle da convulsão, uma vez que suas propriedades são poderosas para o sistema nervoso. Porém, tudo com controle. O excesso do chá pode causar efeito contrário sob diversos aspectos.

Bom para pacientes com Parkinson: Quando ingerido em quantidades corretas, o chá atua controlando os sintomas do mal de Parkinson. Ele age no cérebro, regenerando-o e reduzindo os tremores conhecidos da doença.

Alivia problemas respiratórios: Mais um importante benefício do chá, aliviar os problemas respiratórios, como asma, por exemplo. Além disso, a bebida controla a infecções e ajuda a combater o inchaço das artérias do pulmão.

Ao deixar o organismo mais relaxado, alivia os sintomas, diminui as crises de asma e ajuda o paciente a dormir melhor.

Melhora a circulação sanguínea: O chá de trombeta tem efeito dilatador, ajudando no bom funcionamento da circulação sanguínea. Com isso, pacientes com pressão alta e riscos de doenças cardíacas podem se beneficiar dos efeitos do chá.

Alivia problemas gastrointestinais: Os incômodos causados pela má digestão são terríveis, e muitas vezes até comprometem as atividades diárias. Neste sentido, o chá é um ótimo remédio, ajudando no alívio dos distúrbios intestinais, regula o estômago e ajuda no processo digestivo.

Combate dores musculares: Com seu princípio relaxante, a trombeta também é benéfica para aliviar as dores musculares. Acaba de chegar da academia com dores? Prepare, com cautela, um chá quentinho e se livre das dores musculares.

Como fazer uso do chá de trombeta sem causar danos?

Como mencionamos anteriormente, o chá precisa ser utilizado com cautela devido a seus efeitos alucinógenos e capacidade de atuar nos nervos, causando paralisia.  De fato, o aconselhável é nunca fazer uso da bebida sem acompanhamento, fora dos ambientes de rituais e medicinais, no qual geralmente o chá é mais usado.

Como é controlado pela Anvisa, não é fácil encontrar a trombeta para venda em mercados e farmácias tradicionais. Mesmo com os benefícios que a planta pode proporcionar para a saúde, você já deve ter visto aqui em nosso blog a quantidade de outras plantas que ajudam a controlar sintomas e doenças que a trombeta também é capaz.

Então, a nossa dica é escolher outros tipos de ervas que não sejam alucinógenas para controlar sintomas. É mais prático e seguro, inclusive na hora da compra.

Há diversas plantas que não causam risco algum, ao contrário da trombeta, e que podem ser utilizadas com muito mais segurança e eficácia comprovada.

Efeitos que o chá de trombeta pode causar

  • O chá de trombeta pode aumentar os batimentos cardíacos
  • Narinas e bocas ficam secas
  • A temperatura do corpo é elevada
  • As pupilas dilatam-se e os reflexos começam a faltar
  • Podem surgir prisões de ventre
  • E a visão torna-se turva
  • Outro sintoma perigoso é a redução da pressão sanguínea
  • Pode ocorrer dificuldades de respiração

Leia também:

Chá de Trombeta
5 (100%) 1 vote
loading...