Chá de Pata de Vaca

como fazer cha de pata de vaca

Você já ouviu falar no chá de pata de vaca? Devido ao formato das folhas, esta planta de origem indiana é também chamada de mão de vaca e tem o poder de oferecer muitos benefícios para a saúde.

Controlar o colesterol, amenizar o processo natural de envelhecimento e controlar os níveis de açúcar no sangue.  Esta excelente planta, apesar de ser nativa da Índica, pode ser encontrada em diversos outros países, como Argentina, Brasil e Paraguai.

Quer conhecer mais sobre os benefícios do chá de pata de vaca? Então confira este artigo até o final!

Quais benéficos o chá de pata de vaca oferece?

São muitos os benefícios desta bebida natural, podendo ser utilizada para diversos fins medicinais. Mas antes, vale a pensa ressaltar sobre as propriedades do chá, que tem ação purgativa, vermífuga, antioxidante, diurética e analgésica.

pata de vaca

Confira a seguir para quais ocasiões você pode fazer uso deste chá.

Diminuir a pressão: Quem sofre de pressão alta pode fazer uso do chá para controlar e até baixar a pressão arterial. Com a pressão alta, o índice de doenças cardíacas e risco de morte aumenta ainda mais. Por isso, quem sofre desse mal precisa estar atento, cuidar da alimentação e praticar atividades físicas.

Ajuda a perder peso: Como o chá é diurético, também é efetivo em casos de emagrecimento. Como esta erva tem ação hipoglicemiante, é um ótimo recurso para quem deseja perder peso de forma saudável.

Claro, vale sempre lembrar que, além de tomar o chá, é preciso cuidar da alimentação e praticar atividades físicas. Somente fazer uso de um recurso não irá fazer você emagrecer de forma efetiva.

Controla o diabetes: A diabetes é uma doença complicada e que atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Para controlar a doença, é preciso que o paciente mude completamente o estilo de vida, além de cuidar da alimentação e praticar atividades físicas. Algumas bebidas naturais, como é o caso do chá de pata de vaca, ajudam no processo. Inclusive, há pesquisas que comprovam que a erva pata de vaca é extremamente benéfica e eficaz no controla da diabetes.

Ação analgésica: Casos de indisposição causados pela dor também são beneficiados com o uso deste chá natural. Isso porque a erva pata de vaca tem ação analgésica, sendo efetiva para aliviar as dores musculares, dores de cabeça, entre outras.

Alivia os sintomas da prisão de ventre: Sabe aquela sensação terrível de ficar com a barriga dolorida, com gases e um tremendo mal estar? A prisão de ventre pode ter os sintomas controlados quando se faz uso do chá.

Como nem sempre os medicamentos funcionam, o correto é se atentar à qualidade dos alimentos e tomar uma xícara de chá depois das principais refeições.

Benéfico para tratar infecção urinária: Com ação analgésica, depurativa e diurética, o chá também pode ser efetivo para tratar pacientes com infecção urinária.  Quem sofre com doenças no estômago, fígado, vesícula e baço, também pode fazer uso desta bebida.

Como fazer chá de pata de vaca?

Ingredientes: uma xícara de água e duas folhas de pata de vaca. Se quiser beber mais quantidade, dobre a receita.

Modo de preparo: coloque a água para ferver e quando o processo iniciar, acrescente as folhas de pata de vaca. Deixe descansar por alguns minutos e beba ainda morno.

A dica é, principalmente se o objetivo for tratar alguns sintomas e doenças, beber ao menos três xícaras por dia. Pacientes que sofrem de diabetes devem antes conversar com o médico que acompanha o tratamento a respeito da folha. Assim ele irá indicar a quantidade ideal para o seu caso.

O Chá tem contraindicação?

De modo geral, as bebidas e chás naturais dificilmente causam mal para a saúde. Porém, determinadas ervas devem ser usadas com controle por grávidas, lactantes e mulheres em fase menstrual, como é o caso do gengibre, por exemplo, que pode desregular e aumentar o ciclo menstrual.

No caso do chá de pata de vaca, a bebida não tem reação adversas graves comprovadas, mas a recomendação é que gestantes e mães em fase de amamentação evitem.

O ideal é sempre conversas antes com o seu médico responsável para que ele possa indicar ou não o uso de bebidas naturais, sempre de acordo com o seu perfil e estado de saúde.

Tirando a condição de mulheres grávidas e lactantes, de fato o chá de não tem contraindicação alguma.

Agora que você conhece todos os benefícios do chá de pata de vaca, que tal incluir a bebida no seu dia a dia e sentir os ótimos efeitos em seu organismo?

Leia também:

Chá de Pata de Vaca
5 (100%) 1 vote
loading...