Chá de cavalinha

cha de cavalinha

Aqui no Brasil, o chá de cavalinha é conhecido devido a seu alto poder diurético. Bastante presente nas regiões pantanosas do país, esta planta medicinal conta com diversos benefícios.

Assim como diversos produtos e chás naturais, a cavalinha é mais dos que se destacam devido a suas ricas propriedades.

É uma planta da espécie Equisetum arvense, e se assemelha bastante com a calda de um cavalo, daí o nome. A cavalinha também é muito utilizada como fitoterápico, podendo ser comprada em extrato seco, manipulada em cápsulas e em sua forma de caules, esta mais específica para o preparo de chá.

Quer saber mais sobre os benefícios do chá de cavalinha? Confira tudo neste artigo exclusivo.

Benefícios do cavalinha

Uma das principais características do chá de cavalinha está em sua propriedade diurética, sendo inclusive muito receitado para pessoas que sofrem de hipertensão.

Através da urina, o organismo realiza uma verdadeira limpeza ao ingerir este chá. O chá é rico em proteínas, gorduras boas, fibras, potássio, sódio e carboidratos. Pacientes com diabetes devem ter uma atenção maior ao fazer uso da cavalinha, e monitorar sues níveis de açúcar sempre que possível.

É que o excesso de Chá de cavalinha pode deixar as taxas de glicose mais baixas no sangue.

  • Ajuda na perda de peso
  • Melhora a aparência da pele
  • Combate gripes e constipações
  • Combate a retenção de líquidos
  • Trata de amigdalites, gengivites e feridas da boca
  • Tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas
  • Unhas e cabelos mais fortes e bonitos

Chá de cavalinha emagrece?

Devido a seu poder diurético, muitas pessoas utilizam o chá de cavalinha para auxiliar na perda de peso. De fato, a cavalinha também acelera o metabolismo, ajudando assim o indivíduo a queimar gordura.

A perda de peso ocorre devido a uma combinação de atividade física, boas escolhas alimentares e a utilização do chá. Seria errôneo dizer que apenas o chá de cavalinha sozinha ajudaria na perda de peso.

Para quem sofre de retenção de líquido, fazer uso do chá também irá ajudar. Ele tem o poder de eliminar os líquidos de nosso corpo, fazendo-o desinchar.

Devido a esse poder de limpeza, muitos são os relatos de que também benéfico para a pele, unhas e cabelos. Ele fortifica e revitaliza. Inclusive, você pode usar diretamente no fios, pele e unhas.

O chá de cavalinha é também um poderoso anti inflamatório, aliviando assim nas dores, além de combater fungos e germes. Em casos de feridas e machucados na boca, pode ajudar a fazer com que as feridas sequem mais rapidamente.

Onde comprar chá de cavalinha

Você pode encontrar o chá em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação. Há também versões em cápsulas.

É importante ressaltar que você pode beber em média três xícaras por dia, para usufruir bastante dos resultados.

Como fazer chá de cavalinha

É super simples preparar o chá de cavalinha, você apenas precisará ferver em torno de 500 ml de água, colocando as folhas e deixando descansar por pelo menos 15 minutos.

Essa é a versão mais simples do chá, e com ela todos os benefícios da cavalinha estarão preservados.

O sabor é bem natural, nada muito amargo. Porém, para quem gosta de bebidas mais doces, a dica é preparar o ele com outros ingredientes naturais, como abacaxi, gengibre, canela e hibisco.

Atenção pacientes com problemas renais

Apesar de ser um produto rico em propriedades boas para a saúde, o chá de cavalinha não é indicado para pessoas que sofrem de disfunção renal. Devido a sua propriedade diurética, quando em excesso, pode causar desidratação em pessoas com problemas nos rins.

Chá de cavalinha para curar gripes

Se você notar que a gripe anda querente te pegar, prepare rapidamente uma ou duas xícaras de chá de cavalinha, coloque raspas de gengibre e beba ainda morno.

Cavalinha irá ajudar a eliminar os sintomas de nariz entupindo, melhorando assim a congestão e tosses. Ela é benéfica para toda vias respiratórias.

Chá de cavalinha bom pra memória

De acordo com uma pesquisa brasileira, o chá de cavalinha é um excelente remédio natural para ajudar pessoas que sofrem com problemas de memória.

Os pesquisadores apontaram que isso ocorre devido à ação antioxidante da cavalinha. É como se ela renovasse as células.

Para quem sofre com ossos fracos, pode tomar o chá de cavalinha com um pouco de cálcio, ajudando assim no fortalecimento dos ossos. É importante ressaltar que mulheres grávidas devem ter atenção, assim como as mães que estão amamentando. Converse antes com seu médico para que ele possa avaliar, separadamente, o seu caso.

Inclusive, toda medicação, mesmo que natural, deve passar sempre por uma opinião médica antes. Essa é a melhor maneira de cuidar da sua saúde.

Leia também:

Originally posted 2017-07-11 11:12:18.