Chá de Aroeira

Chá de Aroeira

O chá de aroeira é excelente para quem precisa se sentir melhor, mais energizado e ainda combater alguns sintomas.

Com ação diurética e antibactericida, esta planta medicinal, pertencente à família Anacardiaceae conta dom diferentes gêneros e mais de 600 espécies.

Para o preparo do chá, a mais indicada é a aroeira mansa, que além de ter efeito anti-inflamatório, é diurética e pode ajudar no emagrecimento.

Quer saber mais sobre o chá de aroeira e quais são os benefícios para a sua saúde?

Chá de aroeira, para que serve e suas propriedades

Quem gosta de bebidas naturais e prefere tratamentos mais leves e efetivos, os chás são sempre uma excelente opção. E o melhor de tudo é que eles são baratos, fáceis de encontrar e funcionam de verdade.

O chá de aroeira tem diversos benefícios para a saúde e serve para aliviar sintomas, como dores, febres, azias, má digestão, problemas urinários e muito mais.

Tudo isso graças às suas excelentes propriedades; cicatrizante, adstringente, diurética, depurativo, laxante, anti-inflamatória e até afrodisíaca.

As folhas de aroeira também são conhecidas por combater energias negativas. Por isso, a planta é muito utilizada em banhos de cura para ajudar a limpar e descarregar.

Como o chá de aroeira pode me ajudar?

A bebida pode ser utilizada para diversos tratamentos, como por exemplo, azias, tosse, reumatismo, úlceras, diarreia, dores de dente e também infecção na região genital.

Como você pode ver, a planta pode ajudar  em diferentes ocasiões, por ter ação diurética, anti-inflamatória, antifúngica, antibactericida, tônica e cicatrizante ginecológico.

Outra boa notícia é que o chá ajuda a eliminar o inchaço causado por excessos alimentares, sódio e açúcar. A bebida colabora na transpiração, fazendo com que o indivíduo se livre da inflamação através da eliminação de líquidos.

Como fazer chá de aroeira

Agora que você conhece um pouco sobre como o chá de aroeira é importante para a saúde, vamos aprender como preparar a bebida?

Ingredientes: você vai precisar de um litro de água e aproximadamente 100 gramas de folhas de aroeira.

Modo de preparo: coloque a água para ferver e quando o processo começar, acrescente as folhas e deixe descansar para apurar. A indicação é beber entre três quatro xícaras por dia quando o objetivo for curar doenças e aliviar sintomas.

Lembrando que, em caso dos sintomas persistirem, o ideal é sempre procurar ajuda médica para um tratamento mais adequado, assim como ter uma avaliação geral sobre a sua saúde.

Benefícios do chá de aroeira

  • Ajuda a tratar o reumatismo;
  • Auxilia no tratamento da gota;
  • Faz a febre baixar;
  • Ajuda a tratar a gota;
  • Combate casos de ínguas, leucorreia, gonorreias e sífilis;
  • Alivia dores ciáticas;
  • Trata problemas urinários;
  • Combate inflamações diversas e feridas na pele;
  • Alivia corrimentos vaginais;
  • Contribui para o aumento do fluxo menstrual;
  • Melhora azias, cistite, gastrites e uretrite;
  • Combate a tosse e bronquite;
  • Limpa o útero;
  • Combate a retenção líquida;
  • Ajuda a emagrecer.

Em quais situações posso fazer o chá?

Para emagrecer

Devido a sua ação diurética, um dos benefícios do chá de aroeira é ajudar no processo de emagrecimento. Ainda mais agora que o verão se aproxima, vale a pena mudar os hábitos alimentares, fazer atividade física e conseguir mais uma ajuda incluindo o chá no seu dia a dia.

Você também pode tomar o chá para ajudar a eliminar aquela inchaço desagradável causado por hábitos alimentares ruins. A bebida tem propriedade detox, capaz de limpar o organismo, ajudando assim a perder aqueles quilinhos a mais.

Para problemas respiratórios

A bebida pode ser utilizada também para eliminar os sintomas causados por dificuldades na respiração, quando causado por doenças como asma, nariz entupido devido à gripe, etc. Antes de dormir, tome uma xícara do chá para conseguir ter uma noite de sono melhor.

Limpeza no organismo

Como a planta contém polifenóis e flavonoides, o chá também acaba tendo ação antioxidante, realizando assim uma limpeza no organismo. Além disso, o chá pode ajudar a controlar o envelhecimento precoce, além de diminuir as chances de o indivíduo ter doenças crônicas e degenerativas.

Fluxo menstrual

Quem tem fluxo menstrual desregulado, pode fazer uso da aroeira para controlar e tornar o fluxo mais saudável. Esta bebida contrai os músculos do útero, por isso essa influência na menstruação.

Contraindicação

Mulheres grávidas devem evitar tomar o chá de aroeira, principalmente pela bebida influenciar na musculatura do útero. Pessoas de pele sensível também devem ter atenção, porque a bebida pode provocar reações alérgicas.

Quando notar indisposição no fluxo intestinal, evite tomar o chá, porque ele tem efeito laxante, podendo agravar ainda mais a situação.

É sempre importante ressaltar que mesmo as bebidas naturais não devem ser ingeridas em excesso. Em caso de dúvidas, não deixe de procurar um médico.

Leia também:

Chá de Aroeira
5 (100%) 1 vote
loading...