Os chás para tosse são uma ótima maneira de aliviar os sintomas de forma simples e natural. E o melhor: por um valor quase que simbólico.
Em qualquer farmácia, mercado ou lojas de produtos naturais, é possível encontrar diversos tipos de ervas com propriedades medicinais por um ótimo preço. E o melhor: funcionam!
Quando a gripe ataca e vem acompanhada daquela terrível tosse, o melhor é começar imediatamente um tratamento, mesmo que caseiro para aliviar os sintomas.
Neste artigo, você confere alguns chás para tosse para ajudar você a se sentir melhor!
Conteúdo
Chás para tosse funcionam? Como tomar?
Você pode incluir as bebidas no seu dia a dia, porque alguns dos chás, inclusive, não precisam ser ingeridos apenas quando ocorrer a tosse. Os chás para tosse têm propriedades que auxiliam a saúde de diversas formas e, exatamente por isso, podem ser bebidos sempre.
Cada uma das ervas tem propriedades diferentes para agir em determinadas situações. Por isso os chás de fato funcionam, proporcionando bem estar, sensação de alívio, efeito relaxante…
Tudo pode depender também de como está a tosse. Quando a gripe está um pouco mais forte, inclusive ocasionando febre, é fundamental procurar um médico para que ele indique também um medicamento apropriado. Mas isso não anula o uso dos chás. Basta utilizá-los em comum com os medicamentos para a gripe e controle da febre.
Chá para tosse de gengibre com canela
As propriedades do gengibre são excelentes para combater gripes, resfriados e aquela tosse terrível que insiste em machucar a garganta e o peito. Quando combinado com a canela, vira um poderoso remédio natural.
Ingredientes: dois cm de gengibre, um pau de canela e um litro de água.
Modo de preparo: separe um pedaço do gengibre, cerca de 2cm e rale. Coloque a água para ferver e quando iniciar o processo, acrescente o gengibre ralado e o pau de canela. Beba ainda morno.
Chá de urtiga para aliviar a tosse
Mesmo quando a gripe vai embora, pode ficar aquela tosse alérgica seca e muito insistente. Certamente um dos piores sintomas deixados pela gripe. O chá de urtiga é bastante eficiente devido a suas propriedades anti-histamínicas.
Ingredientes: uma colher de mel, uma colher de folhas de urtiga e 200 ml de água.
Modo de preparo: deixe a água no fogo e, quando a fervura começar, coloque as folhas de urtiga e deixe descansando. Antes de beber, acrescente o mel. Tome ao longo do dia e repita se os sintomas continuarem.
Chá de tomilho para tosse
O tomilho é uma erva utilizada desde a antiguidade, principalmente no Egito Antigo. Ele tem como principal componente o timol, que tem propriedades antissépticas, excelente para limpar a região da boca e garganta. Por isso pode ajudar a aliviar a tosse e também as dores de garganta.
Ingredientes: duas colheres de tomilho e uma xícara de água
Modo de preparo: pique o tomilho, coloque a água para ferver e depois acrescente as ervas. Deixe descansar e beba com mel.
Chá de hortelã
Rica em vitaminas A, C, E, K e B6, a hortelã ainda tem riboflavina e ácido fólico, que ajuda a manter o bom funcionamento do metabolismo. O chá de hortelã dá energia ao corpo, além de ter propriedades anti-inflamatórias.
Ingredientes: uma colher de folhas de hortelã, duas xícaras de água e uma colher de mel.
Modo de preparo: coloque a água para ferver, acrescente as folhas de hortelã e deixe descansando. Antes de beber, adoce com mel.
Chá de alho para tosse
O alho é rico em vitaminas, sais minerais e ajuda a aliviar os sintomas da tosse e gripe. Ele também fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir o câncer. Fora que dá aquele sabor bastante especial à comida.
Ingredientes: dois dentes de alho, um pau de canela, três cravos da índia e meio litro de água.
Modo de preparo: enquanto a água ferve, triture ou rale o alho e coloque na água quando ela começar a ferver. Depois, coloque os cravos e o pau de canela. Você vai ver como os sintomas irão aliviando aos poucos.
Dicas extras
Se a tosse persistir por mais de três semanas, recomenda-se procurar um médico para averiguar se há alguma doença mais grave causando a tosse. Mesmo nas gripes mais fracas, se há a presença de tosse ou febre, é primordial passar por um médico para que ele possa receitar também um medicamento.
Neste caso, você deve fazer uso dos chás para tosse aliado com os medicamentos receitados. Além disso, os cuidados com a hidratação do corpo e a alimentação são essenciais para você se curar ainda mais rápido da tosse.
Coma bastante frutas, legumes e verduras. Ao sair de casa, não deixe de se agasalhar e proteger a área do pescoço. São cuidados básicos que irão ajudar a se recuperar mais rapidamente.
Leia também: