Será que chás para bebê são eficientes e fazem bem à criança? Quem é mamãe sabe o quanto as crianças são sensíveis e tendem a sentir alguns incômodos, como é o caso da cólica.
Neste sentido, fazer uso de bebidas naturais pode ser uma excelente solução. Porém, é importante ter conhecimento sobre quais são os chás que podem ser dados para crianças. Algumas ervas têm composição um tanto forte e, neste caso, devem ser evitadas.
Se você pretender incluir os chás para bebê no dia a dia do seu filho, confira só as dicas desse artigo.
Conteúdo
Chás para bebês: pode ou não pode?
As crianças precisam de bastante cuidados e atenção dos pais quando o assunto é alimentação. O organismo dos bebês é super sensível e estão em desenvolvimento o tempo todo. Por isso, não é todo tipo de alimento e bebida que deve ser oferecida aos pequenos.
No caso dos chás para bebê isso não é diferente. Tudo vai depender do tipo de erva e também da idade da criança. Há ervas para diferentes tipos de incômodos e situações, como cólicas, dor de cabeça, dificuldade para dormir, má digestão.
Sem dúvida, para os bebês, as melhores opções de chás são aqueles que acalmam, como a camomila, que é bom também para ajudar a dormir, e o chá de erva doce, que alivia as cólicas dos pequenos.
Vale lembrar que o correto é sempre se certificar com o pediatra, a fim de averiguar quais bebidas naturais ele indica para o seu filho. Essa é uma forma das mamães se sentirem mais tranquila.
Chá de erva doce
Entre os chás para bebê, o de erva doce é um dos mais comuns, indicado para aliviar os sintomas de cólica e gases. Esse chá morninho irá ajudar seu filho a se sentir melhor e, assim, dormir de forma mais tranquila e confortável.
Ingredientes: para preparar esse chazinho para seu bebê. Você vai precisar uma xícara de água e uma colher de erva doce.
Modo de preparo: coloque a água para ferver e acrescente a erva doce, deixando descansar por alguns minutos. Coloque a bebida na mamadeira e dê para o seu filho ainda morninho.
Chá de melissa
O chá de melissa é excelente para ajudar a criança a dormir mais. Com suas propriedades calmantes, ele fará seu bebê relaxar e pegar no sono rapidinho. O ideal é dar o chá de melissa no início da noite, assim as propriedades do chá o ajudarão a ter uma noite tranquila de sono.
Ingredientes: você vai precisar de uma xícara de água e meio colher de sopa de melissa.
Modo de preparo: leve a água ao fogo e quando começar o processo de fervura acrescente a melissa. Deixe descansar e dê para o bebê tomar antes de dormir.
Chá de camomila para bebê
Entre os chás para bebê, outro que se destaca bastante devido a suas propriedades relaxantes é o de camomila. Ele também é efetivo em casos de cólica. Assim como a melissa, o chá de camomila também pode ser dado ao bebê antes de dormir.
Ingredientes: uma colher de camomila (pode ser o de saquinho também), e uma xícara de água.
Modo de preparo: coloque a água para ferver e acrescente a camomila. Tampe para que a erva apure por alguns minutos, e dê para a criança ainda quentinho.
Chá de anis para bebê
Mais um poderoso chá para bebê, o anis é rico em proteínas, fibras e vitamina C. Ele ajuda a deixar o bebê mais calmo, reduz cólicas e melhora o processo digestivo.
Ingredientes: você vai precisar de uma xícara de água e uma colher de sobremesa de anis. (atenção, porque ele é forte).
Modo de preparo: coloque a água para ferver, acrescente o anis e deixe descansar. Coloque a bebida na mamadeira e dê para o bebê ainda morno.
A partir de qual idade posso fazer uso dos chás para bebê?
Vale ressaltar que nos primeiros seis meses de vida da criança, as mães devem focar a alimentação apenas no leite materno. O uso dos chás para bebê pode ser feito depois que a criança passar dos seis meses, ainda aliando a alimentação com o leite materno.
Para que as propriedades não se percam, o ideal é preparar cada dose de uma vez. São diversos benefícios que os chás para bebê pode oferecer aos pequenos, como relaxar a musculatura, aliviar as cólicas, melhorar o processo digestivo, e prevenir gripes.
Não faça uso de chás que contém cafeína, como é o caso do mate e do chá verde.
Posso adoçar os chás para bebê?
O correto e mais saudável é não adoçar. Assim você preserva as propriedades da bebida e evita que seu filho entre em contato com o açúcar tão cedo.
Quanto mais natural for a alimentação de uma criança, melhor! Gostou desse artigo? Não deixe de compartilhar com outras mamães.
Leia também: