O chá de romã, apesar de não estar entre os mais conhecidos e consumidos, conta com muitas propriedades que fazem bem para o organismo.
A romã é rica em vitamina C, K, potássio, fibras e proteínas. Não é à toa que os povos antigos do oriente médio já utilizavam a planta, tanto para o consumo como também para fins holísticos.
Aqui no Brasil, foram os portugueses que trouxeram a romã, que na época era bastante utilizada para curar dores e inflamação na gargata, além de tratar a diarreia.
Conforme os anos foram passados, estudos sobre os benefícios da romã foram sendo desenvolvidos, constatando que a fruta pode ser utilizada para muitos outros fins.
Vamos saber um pouco mais sobre os benefícios do chá de romã?
Conteúdo
- Para que serve chá de romã?
- Como fazer chá de romã
- Confira a seguir os benefícios do chá
- Alívio nas dores de garganta
- Sistema imunológico mais forte
- Chá de romã para prevenir câncer de pele
- Atua na prevenção do câncer de próstata
- Efetiva no tratamento da anemia
- Previne doenças do coração
- Ajuda no combate à placa bacteriana e gengivite
- Tratamento da diarreia
Para que serve chá de romã?
A romã tem sua origem no Irã, há mais de 4 mil anos, e conta com diversas propriedades que causam muito bem estar. Tem vitaminas A,C e E, ferro, potássio, fósforo, ácido fólico, tiamina, niacina, roboflavina, folatos, ácido elágico, ômega 5, etc.
A bebida serve para diversos fins, desde aliviar dores na garganta, até diminuir a pressão arterial. O chá conta com ação antioxidante e anti inflamatória, podendo combater diversos sintomas. Por ter pouquíssimas calorias, tanto o suco como o chá podem ser utilizados em dietas de emagrecimento, assim também como é benéfico para atletas que precisam o tempo todo estarem atento à reconstrução dos músculos.
E para as mulheres a notícia também é boa: é que a romã é benéfica para os cabelos e pele, deixando-os mais macios, sedosos e com brilho.
Como fazer chá de romã
Lembrando que todos esse benefícios da fruta podem ser consumidos tanto no chá quanto o suco. Você escolhe! Para os dias mais frios, um chazinho sempre cai bem, e para os dias quente, um suco é bem mais gostoso.
Ingredientes: separe um litro de água; quatro romãs e uma colher de sopa mel para adoçar.
Modo de Preparo: coloque a panela com água e as romãs, e quando começar a levantar fervura, deixe ferver por mais 5 minutos. Desligue, deixe apurando por alguns minutos e beba depois de coar. Se sentir necessidade de adoçar, use mel!
Confira a seguir os benefícios do chá
Você deve ter notado até aqui a quantidade de propriedades, proteínas e vitaminas que a romã tem. Agora, vamos ver em quais situações o chá de romã pode ajudar e beneficiar a sua saúde.
Alívio nas dores de garganta
Ninguém merece ficar com dor de garganta, não é mesmo? Quando ela começa a arranhar, causando aquele incômodo, o mais assertivo é entrar logo com algum remédio caseiro, e a romã tem propriedades anti-inflamatórias capazes de aliviar a dor e a inflamação na garganta. Prepare uma xícara do chá assim que começar a sentir dor.
Sistema imunológico mais forte
Por ser rico em antioxidantes, o chá reforça o nossos sistema imunológico, tornando nosso organismo mais resistente e livre de gripes, resfriados e demais doenças virais.
Chá de romã para prevenir câncer de pele
A bebida tem propriedades capazes de combater os radicais livres e a radiação UVB, o que protege a pele do câncer, uma vez que os raios UVB são a principal causa.
Atua na prevenção do câncer de próstata
O chá também pode ser consumido por homens com o intuito de proteger o organismo contra o câncer de próstata. A bebida tem a capacidade de inibir o crescimento das células causadoras do câncer, além do risco de metástase.
Efetiva no tratamento da anemia
O chá com romã é rico em ferro e ajuda na produção de hemoglobina, reduzindo assim as chances de anemia. E mesmo para quem já está sofrendo com a doença, a bebida também pode ajudar no controle.
Previne doenças do coração
Ao beber o chá, o organismo passa a ter um fluxo sanguíneo melhor, tornando o coração mais saudável por diluir o sangue e remover as impurezas das artérias. Tudo isso ajuda o indivíduo a se manter livre das doenças cardiovasculares.
Ajuda no combate à placa bacteriana e gengivite
Nossa boca também sofre com a formação de bactérias e placas, que podem gerar inflamação na gengiva. E o chá de romã também pode ser utilizada para este fim, pois ele tem ação antibacteriana e antiviral.
Ele é efetivo em casos de periodontites, gengivites, estomatites, assim como infecções e inflamações na boca em geral. Inclusive, há estudos com comprovam que a fruta pode reduzir em até 32% a formação de placa bacteriana, por conter antioxidantes e ação antibacteriana.
Tratamento da diarreia
O chá também é eficiente para tratar a diarreia, assim como problemas intestinais e do estômago em geral. Por conter taninos, o chá é altamente eficaz para combater o quadro, além de aumentar a absorção de água e cloreto de sódio, que acabam sendo perdidos durante o quadro de diarreia.
Viu, como o chá de romã tem diversos benefícios?
Leia também: