Você já ouviu falar no chá de pata de vaca? Devido ao formato das folhas, esta planta de origem indiana é também chamada de mão de vaca e tem o poder de oferecer muitos benefícios para a saúde.
Controlar o colesterol, amenizar o processo natural de envelhecimento e controlar os níveis de açúcar no sangue. Esta excelente planta, apesar de ser nativa da Índica, pode ser encontrada em diversos outros países, como Argentina, Brasil e Paraguai.
Quer conhecer mais sobre os benefícios do chá de pata de vaca? Então confira este artigo até o final!
Quais benéficos o chá de pata de vaca oferece?
São muitos os benefícios desta bebida natural, podendo ser utilizada para diversos fins medicinais. Mas antes, vale a pensa ressaltar sobre as propriedades do chá, que tem ação purgativa, vermífuga, antioxidante, diurética e analgésica.
Confira a seguir para quais ocasiões você pode fazer uso deste chá.
Diminuir a pressão: Quem sofre de pressão alta pode fazer uso do chá para controlar e até baixar a pressão arterial. Com a pressão alta, o índice de doenças cardíacas e risco de morte aumenta ainda mais. Por isso, quem sofre desse mal precisa estar atento, cuidar da alimentação e praticar atividades físicas.
Ajuda a perder peso: Como o chá é diurético, também é efetivo em casos de emagrecimento. Como esta erva tem ação hipoglicemiante, é um ótimo recurso para quem deseja perder peso de forma saudável.
Claro, vale sempre lembrar que, além de tomar o chá, é preciso cuidar da alimentação e praticar atividades físicas. Somente fazer uso de um recurso não irá fazer você emagrecer de forma efetiva.
Controla o diabetes: A diabetes é uma doença complicada e que atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Para controlar a doença, é preciso que o paciente mude completamente o estilo de vida, além de cuidar da alimentação e praticar atividades físicas. Algumas bebidas naturais, como é o caso do chá de pata de vaca, ajudam no processo. Inclusive, há pesquisas que comprovam que a erva pata de vaca é extremamente benéfica e eficaz no controla da diabetes.
Ação analgésica: Casos de indisposição causados pela dor também são beneficiados com o uso deste chá natural. Isso porque a erva pata de vaca tem ação analgésica, sendo efetiva para aliviar as dores musculares, dores de cabeça, entre outras.
Alivia os sintomas da prisão de ventre: Sabe aquela sensação terrível de ficar com a barriga dolorida, com gases e um tremendo mal estar? A prisão de ventre pode ter os sintomas controlados quando se faz uso do chá.
Como nem sempre os medicamentos funcionam, o correto é se atentar à qualidade dos alimentos e tomar uma xícara de chá depois das principais refeições.
Benéfico para tratar infecção urinária: Com ação analgésica, depurativa e diurética, o chá também pode ser efetivo para tratar pacientes com infecção urinária. Quem sofre com doenças no estômago, fígado, vesícula e baço, também pode fazer uso desta bebida.
Como fazer chá de pata de vaca?
Ingredientes: uma xícara de água e duas folhas de pata de vaca. Se quiser beber mais quantidade, dobre a receita.
Modo de preparo: coloque a água para ferver e quando o processo iniciar, acrescente as folhas de pata de vaca. Deixe descansar por alguns minutos e beba ainda morno.
A dica é, principalmente se o objetivo for tratar alguns sintomas e doenças, beber ao menos três xícaras por dia. Pacientes que sofrem de diabetes devem antes conversar com o médico que acompanha o tratamento a respeito da folha. Assim ele irá indicar a quantidade ideal para o seu caso.
O Chá tem contraindicação?
De modo geral, as bebidas e chás naturais dificilmente causam mal para a saúde. Porém, determinadas ervas devem ser usadas com controle por grávidas, lactantes e mulheres em fase menstrual, como é o caso do gengibre, por exemplo, que pode desregular e aumentar o ciclo menstrual.
No caso do chá de pata de vaca, a bebida não tem reação adversas graves comprovadas, mas a recomendação é que gestantes e mães em fase de amamentação evitem.
O ideal é sempre conversas antes com o seu médico responsável para que ele possa indicar ou não o uso de bebidas naturais, sempre de acordo com o seu perfil e estado de saúde.
Tirando a condição de mulheres grávidas e lactantes, de fato o chá de não tem contraindicação alguma.
Agora que você conhece todos os benefícios do chá de pata de vaca, que tal incluir a bebida no seu dia a dia e sentir os ótimos efeitos em seu organismo?
Leia também: