O chá de espinheira santa é uma planta bastante comum no Brasil, principalmente na região sul do país, e pertence à família Calastraceae e tem como nome científico Maytenus ilicifoli.
Com diversas propriedades terapêuticas, a espinheira santa ajuda a aliviar muitos sintomas que vão desde dores no estômago até alívio dos gases.
Os remédios e chás naturais oferecem muitos benefícios para a saúde, controlam a ansiedade, aliviam dores, regulam o ciclo menstrual e boa parte não causam efeitos colaterais. Por isso, muitas pessoas, cada vez mais, estão preferindo utilizar os chás do que remédios.
Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre os benefícios desta infusão de espinheira santa.
Para que serve o chá de espinheira santa?
A bebida tem diversas propriedades que são benéficas para a saúde. O chá tem ação laxativa, dirética, depurativa, combate infecções, e ainda pode ser eficiente para tratar a acne e cicatrizes.
O uso dos chás naturais é uma alternativa barata e eficiente de tratar algumas doenças. Porém, é sempre importante ressaltar que nada dispensa a ida ao médico. Quando você se sentir indisposto e observar que os sintomas não melhoram de jeito nenhum, procure um médico para que ele possa avaliar melhor a sua saúde.
Este chá, assim como as demais ervas podem ser utilizadas em conjunto com o tratamento médico, e não se esqueça de comentar com o especialista sobre a sua vontade de também usar os chás como alternativa.
Quais são os benefícios do chá de espinheira santa?
Diminuiu riscos de câncer: Outro chá que pode ajudar a deixar o câncer bem longe e a saúde fortalecida. Aqui no blog, há diversas outras receitas e exemplos de chá que são efetivos no combate e diminuição do risco de câncer.
A bebida tem propriedades como maitansina, que é um alcaloide capaz de reduzir carcinoma de ovário e linfomas. Há estudos, inclusive, que comprovam que alcaloide e a mateína, também presente na espinheira santa ajudam na redução de tumores, melhorando assim as condições do paciente.
Chá de espinheira santa bom para gastrite: Você vai notar, ao longo do artigo que o chá é muito eficiente para tratar sintomas estomacais de maneira em geral. A bebida é excelente para tratar a gastrite, diminuindo a produção do ácido clorídrico no estômago.
Ajuda a reduzir gases: Quando comemos de forma errada, muito sódio, carboidratos simples, refrigerantes, massas, pode acontecer de gases se acumularem na barriga. Além do desconforto, gera aquela sensação de mal estar. Também é bastante efetivo em casos assim, atuando na fermentação gastrintestinal e, assim, aliviando os sintomas.
Tem ação diurética: As bebidas com efeito diurético são ótimas para quem deseja eliminar uns quilinhos. Como a ida ao banheiro aumenta, o corpo elimina toxinas através da urina, fazendo uma limpeza e ajudando a desinchar.
A espinheira santa promove a uma limpeza no trato urinário, eliminando bactérias e infecções. Além disso, a bebida é excelente para o bom funcionamento dos rins, ajudando a eliminar todas as impurezas.
Corpo limpo é emagrecimento saudável e eficiente. Claro, sempre com a alimentação também regrada e a prática de atividade física.
Bom para tratar úlceras no estômago: Por ter em suas propriedades taninos, substâncias naturais capazes de proteger o organismo contra micro-organismos. Por conta disso, o chá de espinheira santa se destaca por ajudar pacientes que sofrem de úlceras estomacais. A bebida tem alto poder de cicatrização, ajudando a combater a úlcera e as lesões causadas pela doença.
Combate sintomas da asma
Quem sofre de asma também pode fazer uso do chá, que atua reduzindo o desconforto causado pelas crises.
Receita de espinheira santa (Chá)
Agora que você conhece todos os benefícios do chá de espinheira santa, vamos aprender como fazer. É super simples e rápido.
Ingredientes: 500 ml de água e três colheres de sopa de folhas de espinheira santa
Modo de preparo: Coloque a água no fogo e, quando o processo de fervura começar, acrescente as folhas. Coloque uma tampa e deixe que as folhas descansem por pelo menos 10 minutos na água quente.
Beba tudo no mesmo dia. Não adianta guardar e beber no dia seguinte, porque as propriedades do chá não se conservam. É preciso beber fresquinho.
Você pode também colocar limão ou outros ingredientes para melhorar o sabor da bebida, como mel e até mesmo canela.
Existe contraindicação?
A única atenção maior ao fazer uso da espinheira santa é com as mulheres grávidas. Como o chá contem substâncias que podem causar aborto, é preciso ter muita atenção. O ideal mesmo é evitar o chá, optando por outras ervas mais leves, como a camomila, por exemplo.
Converse antes com o seu médico para que ele possa fazer a orientação adequada.
Agora que você conhece os benefícios do chá de espinheira santa, beba com moderação e compartilhe com amigos.
Leia também: