Remédio caseiro para rouquidão  

remedio caseiro para rouquidao

Agora com os dias mais frios do inverno, é normal ficarmos sem voz em algum momento ou outro. Você está em busca de um remédio caseiro para rouquidão, chegou ao lugar certo.

Vamos apresentar algumas receitas simples que você pode preparar em casa e ter excelentes resultados.

De acordo com a literatura médica, a rouquidão é considerada uma disfonia, que é quando ocorre alterações na voz. Pode começar com uma voz mais trêmula, grave até que, conforme a pessoa não trata, pode agravar, deixando indivíduo totalmente sem voz.

Saiba mais neste artigo sobre o que provoca a rouquidão e remédios caseiros para o tratamento.

O que é rouquidão e o que provoca?

A rouquidão é ocasionada devido a uma inflamação da garganta, cuja a mesma afeta as cordas vocais, mudando assim a nossa voz. Geralmente começa com uma gripe, uma mudança brusca de temperatura e até mesmo refluxo.

Isso mesmo, inclusive, é normal as pessoas tomarem remédios para a garganta achando que estão com inflamação devido à gripe, acontece que o remédio não faz efeito, a rouquidão e dor de garganta permanece. Quando se realiza um exame mais apurado por um profissional, descobre-se na verdade que se trata de refluxo. Por isso, é sempre muito importante realizar a consulta médica e não tomar remédio por conta própria.

Ao sermos acometidos por uma gripe mais forte, os vírus e bactérias acabam inflamando as vias respiratórias, fazendo nossas cordas vocais incharem, mudando assim o tom da nossa voz.

Mas nem sempre a rouquidão acontece devido à gripe. Algumas profissões que usam muito a voz, como professores, cantores, inspetores de aluno, entre outros, podem apresentar rouquidão devido ao esforço que precisam fazer com as cordas vocais todos os dias.

Como podemos notar, a rouquidão é essa alteração no volume e no timbre da voz. A principal causa, de fato, é devido aos processos virais, como gripes e resfriados. Sintomas como tosse, espirro, nariz escorrendo, dor no campo, dor de garganta, podem gerar o processo de rouquidão, que geralmente dura de três a quatro dias.

Existem alguns outros distúrbios que podem causar rouquidão sem ter relação com processos virais. Essas, na realidade, precisam de muito mais atenção, com uma consulta médica para que possa fazer uma avaliação das cordas vocais.

Rouquidão sem processos virais podem ter relação com doenças mais graves, como o câncer de laringe. Por isso é essencial ficarmos sempre atentos à nossa saúde de forma geral.

como acabar com a rouquidão

Remédios caseiros para rouquidão /Chás

1 – Chá de gengibre e balinhas de gengibre

Sabemos o quanto o gengibre tem diversos benefícios para a saúde, além de ajudar a curar gripes e resfriados, ele é excelente para tratar rouquidão e dores de garganta.

Se a garganta começou a arranhar, e logo você está notando que a sua voz está ficando rouca, prepare um chá de gengibre com duas xícaras de chá de água, coloque para ferver, rale um dedinho de gengibre e deixe descansando. Se quiser, para dar mais sabor, coloque uma colherzinha de mel.

2 – Chá de limão com mel

Rico em vitamina C, o limão é mais um excelente remédio caseiro para rouquidão. Aliado ao mel, ele se torna ainda mais poderoso com propriedades antioxidantes, ajudando assim a descongestionar o organismo.

Para preparar esse remédio caseiro com limão e mel, você vai precisar de: 1 limão com casca; 1 copo de água; 3 colheres (chá) de mel. Coloque a água no fogão e quando começar o processo de ebulição, coloque o limão com casca (corte em fatias pequenas). Deixe descansando um pouco e depois acrescente o mel. Procure tomar este chá de 2 a 3 vezes por dia para curar a rouquidão.

3. Xarope de mel com própolis

Outro remédio caseiro para rouquidão bastante eficiente é o Xarope de mel com própolis. Para quem não sabe, o mel e o própolis possuem propriedades cicatrizantes.

Fora isso, ajudam a purificar, limpando assim as cordas vocais. Por isso é um remédio muito utilizado para tratar rouquidão. Para preparar o remédio você vai precisar de: 250 ml de água morna; 1 colher (sopa) de mel; 50 gotas de extrato de própolis.

Agora, basta misturar todos os ingredientes e fazer gargarejos de 3 a 4 vezes por dia. Continue o processo até os sintomas de rouquidão acabarem.

4 – Amora com mel para rouquidão

O chá de amora com mel é mais um poderoso remédio caseiro para rouquidão. Você vai precisar de 100 g de Amora; 1 xícara de água; Mel a gosto. Procure lavar bem as frutas e bata no liquidificador e com a água, até formar o suco.

Você pode adoçar com um pouco de mel e tomar antes de ir dormir.

Dicas para cuidar da voz e evitar a rouquidão

  • Beba bastante água todos os dias
  • Evite aumentar o tom da voz e gritar
  • Cuidado com as bebidas excessivamente geladas
  • Coma maça com casca, pois ajuda a limpar toda a região da boca e também a garganta
  • Gargarejos com água e sal são benéficos para tirar as impurezas da garganta

Leia também:

Remédio caseiro para rouquidão  
5 (100%) 1 vote
loading...