Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei

Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei

Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei. E agora? Uma avalanche de dúvidas e preocupação paira na mente das mulheres quando isso acontece. 

Se você deixou de parei de tomar anticoncepcional e não menstruoi, saiba que o normal é que menstrue, certo? Nem sempre isso acontece e há muitos fatores que podem estar relacionados com isso. 

Toda mulher sabe que, para além das consequências no organismo do uso contínuo do anticoncepcional, há sempre a possibilidade de nos esquecermos de tomá-lo e como isso pode ser uma fonte de stress.

Muitas mulheres decidem parar (por um tempo) o uso desta medicação, seja por que querem engravidar, seja por outros motivos como orientação médica e o que esperam (normalmente) é que a menstruação seja regularizada. 

Sim, sem dúvida, num quadro normal com a interrupção do uso do anticoncepcional, num prazo de um mês, a mulher retornará ao seu ciclo menstrual. Mas nem sempre é assim e o corpo poderá levar alguns meses para voltar a produzir os hormônios de forma natural. 

Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei

A primeira ideia que passa pela cabeça de qualquer mulher é: estou grávida, mas os atrasos menstruais, na sua maioria são normais e poderão ter outras razões e vamos explicá-las.

Algumas mulheres pensam que estão grávidas, porque os sintomas pela ausência do hormônio sintético no organismo, são muito parecidos com os da gravidez. Por exemplo, como náuseas e seios sensíveis.

Esteja atenta se você tomou a pílula corretamente (todos os dias no mesmo horário). Perceber isso é muito importante porque como você sabe, o anticoncepcional é bastante eficaz se for tomado segundo a prescrição médica.

Mas se você está na dúvida, o ideal é fazer um teste de gravidez (confirmando a presença da hormona-HCG no sangue ou na urina). 

Em muitas mulheres, este compasso de espera, poderá gerar para além de um desconforto físico, um quadro de ansiedade, que na maioria das vezes, não tem razão de ser. Mesmo assim, vale a pena conhecer quais são os fatores que poderão estar na razão da ausência da menstruação. 

Menstruação desregulada é normal (ou devo me preocupar)?

Mesmo que o prazo de um mês, seja um tempo razoável para que o seu ciclo menstrual volte ao normal e organismo se desintoxique do hormônio sintético, o que você precisa saber é que cada corpo tem o seu próprio tempo (e ritmo) para se regular a partir do momento em que você deixa de tomar o anticoncepcional.

Imagine que o seu corpo está programado, para que, diariamente ingira determinado medicamento. O mesmo acontece quando entramos de férias e mesmo que queiramos acordar mais tarde, pelo menos nos primeiros dias, acordamos no horário de costume para trabalhar.

A ideia é a mesma: o corpo precisa de tempo para se habituar aos novos hábitos.

Esta readaptação é e é causada pela ausência da natural dosagem diária dos hormônios sintéticos no sangue que impede a ovulação.

Esta ausência de menstruação decorrente da interrupção do uso do anticoncepcional é conhecida como “amenorreia pós-pílula” e é um processo que pode acontecer a qualquer mulher (inclusive você).

“Não se lembrar” de ovular

Sim. O organismo poderá “não se lembrar” de ovular e isso acontece porque, de alguma forma e durante um bom tempo, ele estava programado para não ovular. 

Podemos falar aqui do fator psicológico que condiciona a readaptação do corpo e a regulação do ciclo menstrual

Outros fatores: Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei

Você já sabe que o corpo, de forma normal, levará um tempo para readaptar-se ao ciclo menstrual, já sem o uso do anticoncepcional.

Mas há outros fatores, para além dos fatores orgânicos e psicológicos, que também deverão ser levados em conta.

Por exemplo, se antes de começar a usar a pílula, o seu ciclo era regular, as chances de após a suspensão do anticoncepcional, voltar ao normal com mais rapidez são maiores do que uma mulher que tinha um ciclo menstrual desregulado.

Posso engravidar durante a readaptação do organismo?

Sim. Há possibilidade de engravidar neste período de adaptação que vai da suspensão do uso do anticoncepcional até a regularização do ciclo menstrual. A recomendação é usar os demais métodos contraceptivos (como a camisinha) que para além de evitarem uma gravidez indesejada protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis (nunca é demais lembrar).

Quando consultar o ginecologista?

A decisão de suspender o uso do anticoncepcional deverá ser partilhada com o seu ginecologista e no caso de o ciclo menstrual não ser restabelecido no prazo de seis meses (de 1 a 3 meses é o mais normal) e se aparecerem sintomas como coceiras, corrimentos com odor forte e desagradável, consulte o seu médico que o ajudará a solucionar esta questão.  

Assim como a decisão de começar a tomar o anticoncepcional, também a decisão de deixar de tomá-lo traz para a saúde da mulher vantagens e desvantagens. 

Esteja atenta ao seu corpo e proteja a sua saúde. Procure sempre o seu médico em caso de dúvidas ou ciclo irregular. Se você gostou deste conteúdo, deixe seu comentário e nao deixe de compartilhar! 

Leia também:

Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei
4.5 (90%) 2 votes
loading...