O peixe betta é um peixe com cada vez mais adesão no Brasil, mas é preciso ter muito cuidado no que diz respeito ao tratamento, pois é um peixe bem frágil. Ele é de fácil criação mas o macho desta espécie tem que ficar sozinho.
Se esta procurando saber mais sobre esta bela espécie de peixe este artigo é para você.
Ele são muito belos e existe muito informação errada na internet sobre estes peixes. Em muitos blogs falam que o peixe pode ser mantido em aquários bem pequenos o que não é verdade. Ele necessitam de aquários com o mínimo de 25 litros e no que diz respeito a água é aconselhado ele serem mantido num aquário de água quente com os mesmo cuidados de um peixe comum.
A verdade é que o betta é um peixe conhecido como o peixe lutador devido a ser bem agressivo, por isso mesmo os machos quando adultos devem ser mantidos sozinhos.
Cuidados a ter com água do peixe betta
A água quando sem filtragem deve ser mudada regularmente de 2 em duas semanas em aquários de 25 a 30 litros, já em aquários mais pequenos deve ser trocada regularmente de 3 em 3 dias.
O nome completo do betta é, na verdade, o peixe-lutador siamês, devido à sua descoberta em arrozais asiáticos de água doce . Isso significa que eles podem sobreviver por um pequeno período de tempo fora da água! É também a razão pela qual eles são capazes de sobreviver em tigelas de peixes sem fluxo de água para o oxigênio. No entanto, a qualidade da água é sempre importante no cuidado dos peixes.
O peixe é de fácil criação, basta juntar uma fêmea e esperar que ela acasale com o macho, após ela colocar os ovos no nicho devemos retirar imediatamente a fêmea, pois esta espécie é o macho que cuida dos peixes bebés.
Como distinguir a fêmea dos machos
A fêmea em regra geral é facilmente identificada pela sua cauda, mas existem vários tipos de cauda nesta espécie o que que por vezes se torna um pouco difícil distinguir o macho da fêmea.
Um truque muito usado pelos criadores de peixes betta é o teste do espelho. Como os macho são peixes territoriais quando colocamos um espelho em frete a ele, ele começa dançando, abrindo a cauda avisando que está em seu território e não vai deixar mais nenhum tomar conta dele.
Este é o truque mais fácil para os mais leigos. Assim raramente irá falhar, pois a fêmeas não são territoriais e em frente ao espelho não têm qualquer reação.
Para saber mais sobre como tratar peixe betta existem vários blog e o peixebetta.club é um dos sites mais conceituados para quem procura saber mais sobre todas as espécie de bettas.