Como tirar mofo de roupa colorida  

como tirar mofo e machas de roupa

Você já monta aquele belo look na imaginação para aquela festa que estava esperando há tanto tempo e, quando pega a peça no guarda-roupa descobre que tem mofo na roupa. Se você procura como tirar mofo da roupa este artigo é para você, leia até ao final e vejas estas dicas para remover o mofo e o bolor bem rápido de sua roupa.

Essa situação é super recorrente e deixa todo mundo em pânico, sem saber o que fazer. Por isso que resolvemos fazer esse artigo explicando como tirar mofo de roupa colorida.

O que é mofo e como eliminar?

Os mofos são fungos que se desenvolvem através de filamentos, formando manchas brancas e às vezes até esverdeada. Além do cheiro muito forte, bastante característico do mofo, quando em excesso eles podem estragar roupas, sapatos, paredes e até guarda-roupas.

Além dos ambientes, os mofos também podem se instalar em alimentos, como pães, arroz, queijos… esses especificamente, são mais conhecidos como bolor.

Mas o problema do mofo não é apenas na questão das roupas e alimentos. Os também podem causar danos à saúde, principalmente doenças respiratórias e alergias. Portanto, se você notou que alguma parte ou ambiente da sua casa está apresentando mofo, não demore para tomar logo uma atitude.

Como o mofo se instala?

Geralmente, o mofo costuma surgir em ambientes muito úmidos e que ficam fechados por longos períodos de tempo. Essa combinação é quase que perfeita para a proliferação do mofo, podendo começar nas paredes, passar para o guarda-roupa e assim manchando as roupas.

Principalmente no inverno, quando os ambientes ficam fechados na maior parte do tempo, a proliferação do mofo aumenta. Com as janelas e portas fechadas, a luz solar não entra nos ambientes, o que é fatal para que o mofo se instale.

Como tirar mofo de roupa? Dicas e soluções

1 – Solução de açúcar e água sanitária

Essa dica é para retirar mofo de roupas brancas, porque ela inclui o uso de água sanitária, que mancham roupas coloridas. Com essa solução, é possível também retirar mofo de bolsas, mochilas e até da parede.

Você vai precisar de um balde, uma xícara de açúcar e uma xícara de água sanitária. Misture tudo para que o açúcar possa se dissolver. Depois, coloque a peça dentro do balde, mexendo bastante para que a solução possa entrar bem no tecido.

Essa solução também é ótima para limpar peças encardidas, além de retirar todo o mofo. Fica tudo bem branquinho ao final do processo.

2 – Como tirar mofo de roupas coloridas com suco de limão e sal

Nesta solução, você vai poder tirar mofo de roupas coloridas. Para isso, basta espremer um limão com um pouco de água e acrescentar por último o sal.

Misture até que fique uma pasta. Depois, basta aplicar na peça que está com mofo e deixar secando ao ar livre.

3 – Vinagre de maçã com água

Outra dica para tirar mofo de roupa colorida é usando uma mistura de vinagre de maçã com água.

Você vai precisar de uma xícara de vinagre para dois litros de água. (veja antes a quantidade de peças que deseja tirar o mofo para depois preparar a solução)

Com a mistura pronto, coloque as roupas para que possam ficar de molho por pelo menos duas horas.

4 – Bicarbonato de sódio e vinagre

Para quem não sabe, o bicabornato de sódio tem diversas utilidades na limpeza, e combinado com o vinagre, ele é excelente para tirar mofo de roupas coloridas.

Misture os dois até produzir uma pasta homogênea, deixando agir por 10 minutos em cima da mancha de mofo.

Essa solução também é excelente para esfregar paredes que estão com mofos.

5 – Amaciante e banho de sol

Essa dica para tirar mofo de roupa colorida serve para quando você não estiver com tanta urgência em usar as peças. Separe as roupas que estão com mofo, misture água e amaciante em um borrifador e espirre por toda a peça.

Algumas peças ficam apenas com o cheiro do mofo, não apresentando mofo. Se apresentar mofo, esfregue o local com uma escova de dente macia para não danificar o tecido.

Depois, é só deixar ao ar livre para que pegue sol. Quanto mais dias você deixar ao sol, melhor ficará a peça sem o cheiro do mofo.

Dicas para não ter mofo nos ambientes

  1. Procure sempre abrir portas e janelas para que a luz solar entre, assim como a ventilação natural.
  2.  Em ambientes com alta proliferação de mofo, a dica é usar um desumidificador para que o aparelho possa controlar a umidade do lugar.
  3.  Pelo menos uma vez ao mês, faça aquela geral nos guarda roupas com o intuito de verificar se há peças com mofo.
  4.  Sempre que possível, deixe as portas dos guarda-roupas abertas para que possa circular ar nos ambientes.
  5.  Em dias mais quentes, coloque as roupas para tomar sol, borrifando tudo com água e amaciante.

Com pequenas soluções é possível se ver livre e tirar o mofo de roupa colorida ou não. E você gostou dessas dicas para eliminar o mofo?

Como tirar mofo de roupa colorida  
5 (100%) 3 votes
loading...