Células Epiteliais na Urina Pode Significar Problemas de Saúde

Sabia que a presença de células epiteliais na urina pode significar algum problema de saúde?

A urinálise é uma análise à urina que ajuda a detectar doenças. Esta análise fornece informações valiosas sobre o estado de saúde da pessoa. Normalmente a urina serve para descobrir doenças do sistema urinário, mas também pode obter informações que podem apontar para outras condições médicas. Dai ser incluído nos exames de rotina.

Na maioria dos casos é feita a análise macroscópica e microscópica da urina. A macroscópica mostra as propriedades que são visíveis a olho nu, como a cor, o odor, sedimentos, turbidez.

Esta análise pode ser conduzida para descobrir a presença de proteínas do sangue e os nitritos na urina, bem como saber o ph. A análise microscópica, é sob o microscópio. Aqui detecta-se a presença ou não de bactérias ou outros sedimentos na urina. A presença de glóbulos vermelhos, brancos e as células epiteliais também podem ser detectadas através deste tipo de testes.

O que são células epiteliais

O tecido epitelial é um dos principais tipos de tecidos que o corpo humano tem. A nossa pele é composta principalmente por tecidos epiteliais, a maioria das cavidades do nosso corpo e órgãos internos também são revestidos por eles.

E estes tecidos são feitos de células epiteliais que são de tipos diferentes. Em relação à urina, há três tipos de células epiteliais envolvidas. Elas são escamosas de transição e células tubulares renais. À medida que o trato urinário é alinhado com o tecido epitelial é normal que algumas destas células sejam deitadas fora pela urina. Que é então examinada ao microscópio.

Células epiteliais na Urinálise

É normal encontrar células epiteliais nas amostras de urina. No entanto, um aumento da quantidade destas células na urina pode indicar problemas de saúde.

Por meio da análise microscópica as células epiteliais na urina são classificadas de acordo com o tipo e a quantidade. A quantidade pode ser ocasional, moderada, pouca ou muita.

Enquanto as células escamosas são encontradas na pele, na vagina e nas partes exteriores da uretra, os transitórios estão localizados na bexiga, uréter e pélvis renal. As células tubulares são encontradas nos nefronios do rim.

Alguns motivos de células epiteliais na urina

  • A presença de algumas células epiteliais, especialmente, nas escamosas e entes de transição, é normal tanto nos homens como nas mulheres.
  • Um grande número de células escamosas na urina pode ser devido a contaminação da amostra. Esta é vista normalmente no sexo feminino.
  • Mesmo com uma infecção bacteriana vaginal pode ter um grande número de células epiteliais escamosas na urina.
  • Nas senhoras mais idosas, as parabasais células escamosas podem ser encontradas nas amostras de urina. Isto é visto em mulheres após menopausa, que têm baixo nível de estrogênio.
  • Grande parte das células de transição na urina pode significar algum problema de saúde. Pode ser uma infecção na bexiga.
  • A presença de células de transição na urina não é comum e às vezes é visto em pessoas idosas.
  • A presença de células tubulares renais na urina também não é normal, e em grande número pode querer dizer algum problema renal grave, como por exemplo, síndrome nefrótica.
  • A amostra de urina de pessoas com lipiduria pode ter células tubulares renais preenchidos com depósitos de gordura.

Resumindo e concluindo, as causas mais comuns para a presença de células epiteliais na urina são infecções e inflamações. Contudo, em nenhum dos casos a possibilidade de malignidade pode ser excluída. Daí que deva sempre consultar o seu medico e seguir as suas indicações.

Leia também:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 Avaliação, Artigo com: 5,00 estrelas num máximo de 5)
Loading...