Segundo as autoridades, existe uma nova fraude que se tem espalhado por todo o lado e cada vez são mais as pessoas que são enganadas.
Esta nova fraude surgiu nos EUA, mas está a causar o pânico em todo o lado. E tudo começa com uma simples chamada…
O objetivo desta chamada é que responda sim ao que lhe é perguntado. Após isto acontece algo terrível e que podemos ser presos para sempre.
Foi a FCC (Federal Communications Commission) que fez soar o alarme sobre estas chamadas enganadoras.
Quando atendemos a primeira pergunta que ouvimos é “Você está me ouvindo?” E instintivamente temos a tendência de responder sim, comprometendo desta forma a nossa vida para sempre.
Foi o que aconteceu a Teresa Thomas de 49 anos, que vive no Minnesota, EUA. Ela recebeu uma dessas chamadas fraudulentas. Segundo Teresa, quando atendeu ouviu a voz de uma jovem que riu e que disse ! Opa, eu não achei que alguém iria responder. Você me está ouvindo?
Teresa não respondeu diretamente à pergunta feita e segundos depois, apercebeu-se que era uma gravação. Teresa desligou de imediato e bloqueou aquele numero de telefone. Após o sucedido, resolveu pesquisar nas redes sociais e de seguida começou a ficar preocupada.
Segundo a FCC, disfarçam-se de organizações ou empresas para parecerem credíveis e para além do mais, oferecem serviços que parecem ser interessantes, mas que infelizmente não são reais. E todas estas chamadas são gravadas.
E quando a pessoa responde sim, o servidor recebe a nossa assinatura de voz. É criado um contrato oral fraudulento.Tenta faz~e-lo falar para obter mais informações e criar um contrato fictício.
A FCC diz que há três formas simples de as pessoas se protegerem contra fraude:
- Não responda a chamadas de números desconhecidos
- Crie um grupo de contactos no telemóvel a “não responder”
- Se responder e vir que é algo pré-gravado desligue de imediato e bloqueie o numero.