já repararam que ninguém faz filmes de terror com plantas? Primeiros parecem bastante inofensivas, mas se nos pusermos a olhar com cuidado, vemos que de boazinhas não têm nada. Com sorte só apanhamos uma erupção cutânea ou comermos alguma fruta envenenada.
Veja 5 plantas que mais parecem saídas de um filme de terror.
1 – Acácia megafone, a flor que controla a mente. Esta planta consegue comandar enxames inteiros de insetos. Esta planta fornece abrigo e néctar cheio de nutrientes para as formigas, mas tem um senão. O néctar contem uma enzima que altera a fisiologia dos insetos, o que faz com que seja impossível para as formigas irem atrás de outro tipo de néctar. Ficam quimicamente dependentes da acácia, que terão à disposição desde que protejam a planta. Também produz uma substancia química diferente que atrai abelhas polinizadoras para ajudá-la a reproduzir-se. Esta substancia é totalmente repelente de formigas, permitindo que as suas flores cresçam em paz. Assim que a polinização está completa, a acácia convida as formigas de volta.
2 – Gympie ferrão, uma das piores plantas venenosas. Tecnicamente é mais um arbusto que uma árvore. A folha do gympie ferrão é coberta de pelos minúsculos que, em contacto com a pele humana, podem proporcionar uma picada que permanece latejando dolorosamente por vários meses. Um cientista que tinha luvas de soldagem quando foi picado, comparou a sensação com a de ser ser queimado por acido quente e ser eletrocutado ao mesmo tempo.
3 – Mancenilheira, a macieira da morte. Esta árvore consegue matar seres humanos das formas mais terríveis possíveis. O mínimo contacto com esta árvore, pode deixar as pessoas cobertas de bolhas, e até mesmo cegas, isto apenas com a sua seiva. Os frutos que são lindos, pois parecem pequenas maças, com uma dentada pode gerar sintomas como grande inchaço bocal, extremamente doloroso, gânglios linfáticos aumentados, sangramento na garganta, problemas de respiração e morte. E se tentar queimar a árvore, ela vai produzir um fumo tóxico que causa cegueira.
4 – Puya chilensis, o monstro comedor de ovelhas dos Andes. Nativa da América do Sul, esta planta pode crescer até 3 metros e alimenta-se de carne de animais. As folhas com espinhos afiados na base ajudam a reter pequenos animais, como aves ou roedores. Os animais permanecem no pé da Puya, e morrem lentamente de fome e de sede, até que se começam a decompor. A planta absorve todos os nutrientes que se infiltraram no solo.
5 – Cavalinha, a planta que se reproduz com ajuda de pernas. Um dos pontos fracos das plantas, é que estão agarradas ao chão. Ou seja, não se podem levantar para ir correr atrás de alguém. Pois, as plantas Equisetum, conhecidas como Cavalinhas, reproduzem-se ao dar à luz a minúsculos esporos com pernas. Uma vez libertadas, as pernas dos esporos começam a se enrolar, e quando os níveis de humidade mudam demasiado, estes esporos conseguem praticamente andar pelo chão.