Quem tem animais domésticos, principalmente cães, sabe que por mais cuidado que se tenha com eles, por vezes, eles acabam por apanhar coisas menos agradáveis e até dolorosas para eles, como por exemplo: pulgas, caraças, sarna.
Hoje vamos falar especificamente da sarna. O que é, as causas e o tratamento…caseiro, é claro.
Conteúdo
O que é a sarna?
A sarna nos cães é provocada por um parasita. São ácaros microscópios que podem invadir a pele do nosso animal e criar uma série de problemas de pele, sendo que os mais comuns são: perda dos pelos, irritação intensa e secreção. Neste último caso, sem sempre acontece, só em alguns casos.
Graças a Deus, hoje em dia existem vários tratamentos bons para este tipo de sarna, o que faz com que esta doença possa ser facilmente controlada, assim que é identificada.
Sintomas
A sarna dos cães atinge qualquer tipo de cão, independentemente da sua raça ou idade. Mas atenção que a sarna também pode infetar gatos, humanos e outros animais domésticos.
Os seus sintomas são variados, mas os mais comuns são:
- Perda de pelo
- Comichão intensa na zona afetada.
E as zonas que costumam ser afectadas, são: cotovelos, orelhas, axilas, peito e barriga. Isto uma vez que estes ácaros gostam mais de zonas com menos pelo.
Escusado será dizer que esta infecção se pode espalhar pelo corpo todo. E a comichão pode piorar em zonas da casa mais quentes, como por exemplo, perto do fogão da cozinha.
A sarna é uma infecção pouco comum, o que faz com que muitas vezes seja diagnosticada como alergia respiratória. Isto normalmente acontece, quando o animal não tem um histórico de alergias.
Aos primeiros sinais ou desconfianças deve levar o seu animal ao médico para que este possa identificar como deve ser este ácaro.
Mas atenção: muitos poucos cães mostram estes ácaros logo após a primeira raspagem.
Os donos dos animais com possível sarna, devem estar atentos e não devem começar qualquer tipo de tratamento sem antes ir primeiro ao veterinário, pois podem piorar o problema sem querer.
Tratamento
Há várias formas e maneiras de se tratar a sarna.
Antigamente, o tratamento passava por raspar os pelos do cão, dar-lhe banho com um shampoo de peróxido de benzoila para limpar a pele, e aplicar uma substancia que contivesse insecticidas e/ou enxofre. Os cães normalmente tomavam banho duas a três vezes por semana.
Apesar da sua eficácia, estes banhos não deixam de ser muito desagradáveis, quer para o dono como para o animal.
Mas, com o avançar dos anos e a evolução natural das coisas, hoje em dia, já existem outro tipo de produtos que se têm mostrado extremamente eficazes, para além de seguros e convenientes para o tratamento da sarna.
Estes novos produtos vêm em forma de spray, shampoos e cremes, com uma formula concentrada e até há em formato injetável.
Quando for ao veterinário, este irá recomendar aquele que acha que vai resultar melhor para o seu animal de estimação, tendo em conta o seu peso, a sua raça, o comprimento dos pelos, e é claro, a gravidade da infecção.
Por norma, o tratamento para a sarna costuma ser feito no mínimo durante 4 semanas, para que se tenha a certeza que os ácaros morrem e não voltam mais.
Remédio caseiro para a sarna
Para além daquilo que o veterinário receitou, também pode usar remédios caseiros para combater a sarna canina. Como por exemplo: limpar com insecticidas o ambiente onde o animal costuma estar, e isto vai desde a roupa do cão, a cama do cão, os brinquedos do cão, etc.
Não se esqueça: uma vez que a sarna pode passar facilmente de animal em animal todos os animais que tiverem contato com um que tenha sarna também devem fazer tratamento.
E como o ciclo de vida do ácaro é longo e a capacidade deste bicho viver fora do animal, convém que faça uma limpeza especial à sua casa, com produtos antifúngicos, durante pelo menos 4 semanas.
Para ajudar a cicatrização pode usar alovera. Isto desde que não haja nenhum senão por parte do veterinário.
Mas como tratar a sarna canina com remédio caseiro:
Costuma-se dizer mais vale prevenir que remediar. Pois bem, este provérbio encaixa-se aqui que nem uma luva. Isto porque, neste caso, o melhor remédio caseiro para a sarna canina, é mesmo a prevenção. Ou seja:
- Tentar evitar que o seu cão entre em contacto com algum animal infetado ou que passeio por lugares onde se encontrem um grande número de cães. Também deve evitar que o seu cão entre em contacto com animais selvagens.
- Deve dar banho e tosquiá-lo com uma certa frequência, para além de usar shampoos e acondicionadores próprio para o seu cão.
- Ter cuidado especial quer no tempo seco, quer no tempo muito húmido.
Remédios caseiros mesmo caseiros para tratar a sarna, são muito arriscados, quer para a saúde do dono como para a saúde do animal.
Mas o aloevera pode ser um remédio caseiro, e é extremamente eficaz, quer na diminuição da comichão como na cicatrização da pele do animal.
Outro que pode ser considerado remédio caseiro, é usar óleo de alho diluído na água. Este deve ser colocado sobre a área afetada. As propriedades anti bacterianas conhecidas do alho podem ajudar a matar os ácaros.
Atenção: Mais uma vez faço referencia, só o veterinário é que pode dizer qual é o melhor tratamento para o seu cão, principalmente, no que toca a sarna canina.