Plantas venenosas que podemos ter em casa

plantas venenosas

Procura saber plantas venenosas que podemos ter em casa? Toda a gente sabe que ter plantas em casa é bom e faz bem à nossa saúde, quer física, devido a elas produzirem oxigénio, quer mental, pois ter plantas em casa ajuda a acalmar o espírito.

Também todos nós sabemos que o mundo da flora é muito vastos com inúmeras espécies de plantas e flores. A maioria das plantas e flores não fazem mal a ninguém, contudo, também aqui temos que ter cuidado, pois existem plantas que podem parecer inofensivas enquanto na verdade são plantas venenosas.

Há plantas que temos em casa, que para nós são as plantas mais banais do mundo e que não desconfiamos nem por um segundo que podem ser plantas tóxicas com efeito mortal se forem ingeridas. Principalmente se houver crianças pequenas ou animais, como cães e gatos que adoram mordiscar as plantas.

Plantas venenosas

Abaixo vão algumas plantas que costumamos ter em casa e que são venenosas se ingeridas. Ora verifiquem:

Crisântemos (Chrysanthemum)

Crisântemos sao venenosos

Estas plantas acreditem ou não, são cultivados há milhares de anos nos países asiáticos e existem mais de 100 espécies de crisântemos por todo o mundo e não costumam ultrapassar o metro de altura.

E apesar de nos deixarem com um jardim florido e colorido devido à sua beleza e serem muitas vezes cultivados por causa das suas propriedades antibacterianas, a verdade, é que estas plantas são venenosas e se forem ingeridas podem provocar intoxicações quer em seres humanos, quer em animais.

Se por acaso forem ingeridas por acidente devem estar atentos aos seguintes sintomas: dermatites e escamações na pele, coceira. E como não se sabe ainda quais as variedades de crisântemos são realmente um perigo para a saúde, nada melhor que ter cuidado com qualquer espécie de crisântemos.

Atenção, a intoxicação por crisântemos não é mortal, contudo não deixa de obrigar a cuidados médicos específicos e se não for tratada imediatamente pode-se tornar bastante incomoda.

Dedaleira (Digitalis Pururea)

Dedaleira (Digitalis Pururea)

Estas plantas têm este nome, porque as suas flores parecem pequenos dedais ou campainhas e é uma planta que existe um pouco por todos os países da Europa. Costuma ser procurada devido a sua beleza natural, que deixa qualquer lugar lindo, pois como tem flores róseas ou brancas é perfeita para fazer arranjos.

E como esta planta contém a presença de digitalina, que é uma substancia com um aspeto cristalino, é também usada para fins medicinais, sendo mesmo um potente tónico cardíaco e um importante auxiliar nos tratamentos de arritmias ou até mesmo insuficiências cardíacas.

Mas se a digitalina torna a dedaleira num instrumento bastante benéfico para a sáude, também é verdade que pode provocar graves intoxicações e até levar à morte, quando é consumida em grandes quantidades.

Assim a intoxicação ocorre quando é a dedaleira é ingerida na sua totalidade ou partes da planta e deve-se ter atenção aos seguintes sintomas: vómitos, diarreias, náuseas, confusão mental, um estado depressivo, fraqueza, tensão baixa, desmaios, etc. O despite deve ser sempre feito por médicos e o tratamento deve ser administrado o quanto antes.

Hortênsia (Hydrangea Macrophylla)

Hortensia venenosa?

Esta planta é de facto um arbusto caducifólio e é nativo do Japão e da China. É usado desde séculos atrás devido à sua beleza ornamental, de tal modo, que a partir do século XIX expandiu-se a quase todas as regiões de clima temperado.

Este arbusto apresenta flores de cor rosadas ou azuis, que depende do pH do solo e como na sua constituição tem vários compostos orgânicos fenólicos, faz com que tenha propriedades medicinais que ainda a ser estudadas. Mas a hortênsia para além de ser muito bonita também pode ser mutio tóxica quando ingerida em grandes quantidades ou até mesmo inalada sob a forma de fumo, pois há quem a use como substitua da marijuana.

A hortênsia tem na sua composição um ativo chamado glicosídeo, que é o responsável pela toxicidade e que para além disso tem a capacidade de se transformar em cianeto, quando atinge o estômago. Ou seja, quando este ativo é assimilado pelo corpo em grandes quantidades vai provocar os seguintes sintomas: vómitos, diarreias, dores de cabeça, dores abdominais, convulsões, flacidez muscular, induzindo ao estado de coma e a morte. Se ingerida deve ir imediatamente ao hospital para serem tomadas as medidas e o tratamento necessário.

Antúrio (Anthurium)

planta venenosa anturio

Ora aqui está outra planta que costuma ser cultivada devido à sua beleza e que devido à sua baixa estatura e com uma folhagem modesta costuma ser usado na decoração dos jardins. Contudo, ela também é muito apreciada na medicina popular graças às suas propriedades benéficas em tratamentos de doenças de pele, reumáticas, hemorróidas e contracetivas.

Os anturios podem ser vermelhos, rosa e brancos e tem uma aspeto exótico e exuberante. É uma planta originária da zona tropical da América e é muito frequente nas regiões temperadas da Europa, estando assim espalhado um pouco por todo o mundo, hoje em dia. Em Portugal, esta flore também é conhecida por “jarro”.

Mas apesar do seu aspeto exótico, não deixa de ser uma planta venenosa, de tal maneira, que se deve ter muito cuidado, principalmente em sítios onde haja crianças pequenas e animais de estimação. Isto porque, a planta inteira é tóxica devido a oxalato de cálcio, que é um composto químico que tem cristais capazes de perfurar os tecidos do pescoço, impedindo assim a passagem de ar, levando à morte por asfixia.

Os sintomas de uma intoxicação por antúrios ou jarros são: vómitos, lesões na boca, na faringe e laringe, dores fortes a engolir, inchaços e sensação de asfixia. O seu tratamento inicial pode ser feito com medicação sintomática e a ingestão de leite e água, mas deve ir de imediato ao hospital.

Alguma vez tinha pensado que estas plantas venenosas podem ser bastante tóxicas? Partilhe essa informação com seus amigos para assim ficarem esclarecidos sobre este assunto.

Plantas venenosas que podemos ter em casa
5 (100%) 1 vote
loading...