Por vezes acontece magoarmos o céu-da-boca a comer batatas fritas ou até mesmo um simples rebuçado. Mas por vezes, quando sentimos dores no céu-da-boca pode ser sinal de algum tipo de inflamação ou uma simples ferida no céu-da-boca.
As causas, ou os sintomas para tal, podem ser bastante normais, como por exemplo, aftas ou pequenas feridas abertas. E isto, normalmente acontece quando relegamos a nossa higiene oral.
Como já foi dito em cima, as causas podem ser várias, mas o mais importante é saber identificar a causa da ferida e fazer o tratamento adequado o mais rápido possível.
Isto porque tentar comer seja o que for com este tipo de dor, é pura tortura.
Índice do artigo
Principais causas das Feridas no céu-da-boca
Como já foi dito, as causas pode ser muitas, mas as mais comuns são:
• Algum tipo de queimadura no céu-da-boca;
• Deficiência de vitaminas como B12 ou de ácido fólico;
• Pequenos cortes feitos por coisas duras, como por exemplo, rebuçados ou batatas fritas;
• Quem fuma em excesso;
• Stress;
• E em casos muito raros cancro no céu-da-boca, na zona onde tem a dor.
Como tratar as feridas no céu-da-boca
Há várias formas e coisas que se podem fazer para controlar e tratar as feridas no céu-da-boca. Como por exemplo:
Uma boa higiene oral
É o mais simples e o mais lógico para evitar qualquer tipo de ferida ou de inflamação no céu-da-boca.
Deve escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, uma de manhã e uma à noite, todos os dias. E também deve usar elixir pelo menos uma vez por dia para manter a boca limpa e saudável.
Não esquecer de usar o fio dental, pois desta forma que tem mesmo a certeza que a sua boca está mesmo limpa e deste modo consegue controlar muito melhor e mais facilmente evitar feridas na boca.
Anti-inflamatórios
Se já está com feridas na boca, então é altura de atacar o problema com a ajuda de anti-inflamatórios. Não só têm um efeito mais rápido e visível, como também é a forma mais fácil e rápida de tratar as feridas
Receita caseira
Para quem gosta de experimentar remédios caseiros, uma receita que é muito utilizadas para estes casos, é o chá de sálvia e mel.
Não só é fácil de fazer, como também é muito potente.
A recomendação é bochechar 3 vezes por dia uma boa quantidade, deixando atuar durante alguns segundos na zona em questão.
Se fizer isto todos os dias, vai ver a ferida a começar a desaparecer.
Consultar um médico
Esta será sempre a ultima opção, e é no caso de a ferida no céu da boca ou a inflamação não passar em poucos dias, seja com o chá ou com os anti-inflamatórios.
Se continuar a ter a ferida passado uma semana, é melhor ir ao seu médico para que ele possa fazer um diagnostico correto e poder aplicar o tratamento mais adequado.
Por norma, as feridas na boca, são coisas simples, e costumam passar rápido, mas se por acaso, não acontecer, não deixe passar mais tempo e vá ao médico.
A saúde em primeiro lugar!