Estresse, entenda como pode desencadear problemas para saúde

Estresse

A rotina tem se tornado cada vez mais agitada, complexa e com diversas tarefas a serem realizadas de forma urgente, aumentando o índice de estresse e ansiedade. No entanto, esse aumento, infelizmente, pode desencadear problemas para a sua saúde.

Inclusive, ele pode afetar diversos aspectos da vida. Para se ter uma ideia, pessoas que desejam emagrecer, colocar lente de contato dental para dentes mais brancos e ter uma vida mais equilibrada precisam cuidar do estresse e dos níveis de ansiedade cotidiana. 

Por isso que no presente artigo abordaremos sobre o estresse, o que pode causar no corpo, suas consequências e quais são as formas de tratar. Assim, você terá o conhecimento sobre como evitar impactos na sua saúde.

Entendendo o estresse

Quando o trabalho, o estudo ou qualquer atividade é feita sob pressão, o corpo tende a reagir de diversas formas, uma delas é a forma fisiológica. 

Isso significa que o estresse libera substâncias e hormônios no corpo, causando desregulações.

O estresse se divide em quatro categorias principais, sendo elas:

  • Eustresse;
  • Distresse;
  • Hipostresse;
  • Hiperstresse.

O eustresse é motivador, quando o corpo recebe uma quantidade de adrenalina muito grande, permitindo que determinada atividade seja feita de forma adequada e segura. 

Médicos e profissionais de saúde como os dentistas que realizam a cirurgia de prótese sobre implante dentario podem passar por esse tipo de estresse, que até onde é indicado pelos profissionais é benéfico – fazendo com que a operação seja feita com mais cautela e atenção.

O distresse, por sua vez, é quando ocorre o medo, a frustração e, em algumas pessoas, a irritabilidade e a raiva. 

Enquanto isso, o hipostresse gera problemas como tédio e desespero. Por fim, o hiperstresse ocorre quando há um grande esforço para cumprir prazos e sobrecarga de atividades, gerando o esgotamento.

A preocupação excessiva é um dos vilões para o desenvolvimento do estresse. 

Isso acontece porque as pessoas começam a se tornar pessimistas em situações cotidianas, ficando tensas, ansiosas e, algumas vezes, sem razão aparente.

Com isso o corpo pode sofrer muito, desenvolvendo patologias como gastrite, úlcera e doenças bucais.

Além disso, o aumento da ansiedade pode fazer com que hábitos saudáveis sejam deixados de lado, como a higienização correta, ou ainda ocorrendo o consumo maior de alimentos com alto teor de açúcar.

Com isso há maior probabilidade de haver o amarelamento dos dentes ou o surgimento de cáries. Nesses casos, a consulta ao profissional é essencial, seja para realizar o clareamento consultorio ou verificar a necessidade de limpeza e/ou remoção dental.

Além do corpo em sua dimensão física, o estresse atinge de forma profunda a saúde mental.

Desta maneira, é comum que as pessoas se sintam incapazes ou se tornem irritáveis. Maus hábitos como o consumo de álcool e tabagismo para lidar com essas situações podem ocorrer e agravar os sintomas.

Alguns dos sintomas que estão presentes em situações de estresse podem ser divididos em variadas dimensões como cognitivo e físico.

No primeiro caso, os principais sintomas do estresse são:

  • Problemas de memória;
  • Preocupação constante;
  • Pessimismo generalizado;
  • Pensamentos acelerados.

Já no campo físico as dores são as que causam o adoecimento do corpo, como dores musculares, tensão nos ombros e distorções no sistema gastrointestinal. Entre os indícios é possível destacar:

  • Perda de libido;
  • Tonturas;
  • Queda da imunidade, atingindo a saúde bucal;
  • Dores no peito e arritmia.

O estresse na saúde bucal

O estresse tem grandes consequências na saúde bucal. Como vimos, uma pessoa com altos níveis de estresse tendem a ter níveis mais baixos de imunidade, fazendo com que a boca e os dentes fiquem mais vulneráveis.

Em situações estressantes, as pessoas tendem a não manter uma alimentação saudável, ingerindo mais açúcar e gordura e prejudicando os dentes, ou ainda reduzir a alimentação de forma drástica.

Isso sem mencionar que a preocupação com a higiene também pode se tonar negligenciada. 

Outro fator que precisa ser destacado é que o estresse pode influenciar na produção de diversos hormônios, favorecendo inflamações e modificando a acidez na boca, reduzindo o fluxo salivar e a produção da cavidade oral.

Deste modo, tanto quem possui os dentes definitivos como implante dentario preço medio precisa atentar-se aos efeitos do estresse e aos cuidados com a higienização bucal.

Dicas para diminuir o estresse

O primeiro ponto para cuidar do estresse é a identificação da causa. Sempre que houver mudanças de humor e pensamentos pessimistas recorrentes, anote e monitore. 

Reescreva o cotidiano, estabeleça metas mais razoáveis e recorra a um psicólogo que te ajudará nessa pesquisa.

Além da identificação do problema, é preciso manter relacionamentos fortes, que podem ser pontos de apoio emocional, para que as causas do estresse possam ser enfrentadas da melhor maneira possível.

Como foi dito no primeiro parágrafo deste tópico, se os sintomas do estresse não melhorarem, é necessário acompanhamento do profissional da psicologia, para que as raízes do estresse sejam entendidas e trabalhadas.

Somente com isso é possível evitar todos os sintomas e malefícios do estresse na sua vida, garantindo uma vida mais saudável.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.