O mês de dezembro chega e com ele as decorações de Natal. Fachadas de casas, lojas, ruas, shoppings e praças ganham luzes, adornos e cores que inspiram o clima natalino nas cidades.
Curitiba é uma delas. A cidade é famosa por todos os anos encantar os moradores e visitantes com sua decoração e espetáculos preparados especialmente para a época mais festiva do ano.
A agenda de apresentações no Palácio Avenida já virou marca registrada e referência para todo o Brasil, pois além do prédio histórico da cidade ser totalmente ornamentado, mais de 100 crianças caracterizadas cantam canções nacionais e internacionais, em um coral único, emocionando os seus espectadores.
Em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, a decoração inclui mais de 7 mil m ² de luzes montadas no Parque da Fonte, valorizando o bosque com árvores centenárias, transformando o espaço em um grande espetáculo de luzes, shows, beleza e emoção, unindo toda a comunidade e visitantes. Outros destaques são a Casa e trenó do Papai Noel e o presépio montados em tamanho real.
Você está procurando casas à venda em Curitiba? Pesquise e encontre o imóvel ideal para você e sua família na cidade luz. Também é possível encontrar apartamentos à venda em Curitiba para morar nessa cidade encantadora.
Mas que tal levar a magia no Natal para dentro de casa? Com algumas dicas de decoração e criatividade é possível deixar a sua casa preparada para receber a família e amigos para as comemorações de final de ano, seja ela grande ou pequena.
Decoração de Natal para apartamentos pequenos
Se você não tem espaço para colocar uma árvore de Natal grande e imponente no meio da sala, pode abusar dos detalhes e elementos decorativos pequenos como presépios, guirlandas nas portas, pinheiros em miniaturas com bolinhas e luzes. Organize tudo para caber sem comprometer a circulação e fazer o ambiente pareça ainda menor. Ao desenhar a árvore com o pisca-pisca diretamente na parede você poupa espaço e ganha um resultado é incrível. Outra dica é trocar as capas de almofadas para aquelas com motivos natalinos e também usar centro de mesa, mantas, toalhas e panos de prato temáticos. Tapetes, enfeites para banheiro, imãs de geladeira e outros adereços festivos são encontrados facilmente em lojas de decoração ou de departamento.
Mesa de Natal
Para impressionar na mesa da ceia procure trabalhar com as cores tradicionais que remetem a data, como: vermelho, verde e dourado. Para uma decoração mais clean, procure ressaltar o branco combinado com algum desses tons citados.
Aposte em uma bela toalha e harmonize-a com jogos americanos e passadeiras natalinas, por exemplo. Coloque sua louça, sousplat, talheres. Os pratos brancos de cerâmicas ou de porcelanas sempre são uma boa alternativa para qualquer jantar, mas também vale aproveitar tudo o que você já tem em casa, e isso vale para os objetos de decoração das festas de Natal dos anos passados. Afinal, não existe uma regra específica para determinar o que é certo ou errado.
Também procure usar flores como rosas, mini rosas, musgo verde e mosquitinho, mas é importante lembrar que a altura não deve interferir na visão dos convidados. Dê um toque especial com fitas em guardanapos ou adereços com estampas natalinas que oferecem elegância a mesa. Copos e taças também não podem faltar na sua mesa e muito menos na hora de brindar.
Iluminação
Os piscas-piscas são elementos que combinam muito bem com o Natal, por isso decorar a casa com eles é uma ótima alternativa para deixar os ambientes elegantes, sem gastar muito. Vale colocar nas janelas, corrimão das escadas, portas e nas árvores de natal.
Reaproveite garrafas de vidro para introduzir um pisca-pisca dentro e depois ligar. Aproveitar recipientes de vidro como luminárias também dão um charme único para a decoração.
A decoração com luzes em ambientes externos também traz beleza para as fachadas das casas. Os piscas-piscas são perfeitos para serem colocados em jardins, telhados, escadas, muros e portões.
Porém para um adereço como este durar por mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados como: isolar da água, poeira e sujeira, evitar usar Ts e benjamins e ainda conectar mais de três cordões de luzes juntos, pois esse posicionamento também pode ocasionar incêndio.
Faça você mesmo
Um belo centro de mesa natalino faz toda a diferença. Bolas coloridas dentro de um cachepot de vidro trazem um charme especial para a decoração. As bolinhas podem ser de isopor revestidas com lantejoulas ou lã. É só colar com cola branca que ficam lindas!
Já aquela bandeja que você nunca usa e que está guardada no armário pode virar um belo arranjo. Decore-a com velas brancas ou vermelhas, galhos de pinheiro ou folhas secas.
Para ressaltar as velas, copos e taças podem se tornar lindos castiçais. Para deixar o clima com um cheiro agradável e com um visual rústico, você pode colocar canela em volta das velas.
As pinhas combinam com tudo quando falamos de decoração de Natal. Elas podem fazer parte da ornamentação da mesa, como arranjo junto com bolas, penduradas no pinheiro e onde mais a sua criatividade e bom gosto quiser. Para dar um toque especial na pinha, a dica é pintá-la com spray. Basta escolher a cor e mãos à obra.
O feltro, juta e rolhas de cortiça também são materiais ótimos para serem explorados na decoração de Natal e são facilmente encontrados em papelarias.
Quem sabe costurar pode incrementar os seus presentes de Natal ou as suas lembrancinhas de Natal com embalagens feitas de tecido. Esta também é ótima opção para quem tem muitos pedaços de tecidos guardados em casa. As cadeiras da mesa de jantar podem ganhar capas com tecidos, laços e fitas.
O EVA é outro material simples, fácil de encontrar, barato e que rende ótimas ideias para o enfeite de natal artesanal. Pode ser utilizado para fazer enfeite de porta, adereços para pendurar no pinheiro e ainda cartões de Natal. Colar miçangas dá um toque especial na composição do seu artigo de decoração exclusivo.