1 Obtenha Feedback
Nada melhorará sua pregação como um feedback ponderado. É encorajador ouvir aquele punhado semanal de elogios “Bom sermão hoje!” Enquanto você fica no foyer após um culto de adoração. Mas você também precisa de uma crítica cuidadosa e construtiva.
Se você tem outros pregadores habilidosos em sua equipe da igreja ou entre os mais velhos, ou mesmo membros perspicazes da igreja que não preguem, peça-lhes uma crítica regular.
Se você é um pastor solitário, faça amizade com outros pastores locais comprometidos com a pregação expositiva e avalie um ao outro. O companheirismo de meus pastores ouve e critica um dos sermões do sujeito todo mês. A prática é útil para todos nós.
Eu não procurei feedback de pregação nos meus primeiros dias. Se eu pudesse voltar no tempo, eu me encorajaria a colocá-lo no lugar.
2 Seja Paciente
Finalmente, seja paciente consigo mesmo. Dê a si mesmo permissão para crescer. Não há substituto para o tempo no púlpito para encontrar sua voz, desenvolver suas habilidades e aprender com a experiência a confiar na Palavra e no Espírito de Deus.
Se você não é o principal pastor de pregação em sua igreja, então encontre algum local semanal para pregar e ensinar, como um grupo de jovens, uma aula de educação para adultos ou um culto noturno.
Adote a visão de longo prazo de sua pregação. Não se afogue em desespero porque você cuspiu uma bola de pêlo de um sermão. Ou dois ou cinco. Seja humilde, reequipue e tente novamente.
Todos os jovens pregadores (e antigos pregadores) devem gravar 1 Timóteo 4:13, 15 em seu mural: “Até que eu venha, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à pregação e ao ensino. . . . Seja diligente nesses assuntos; entregue-se totalmente a eles para que todos possam ver seu progresso. ” 1 Timóteo 4:13, 15 para o seu muro: “Até que eu venha, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à pregação e ao ensino. . . . Seja diligente nesses assuntos; entregue-se totalmente a eles para que todos possam ver seu progresso. ”
Você pegou a última frase? Deus está nos chamando pregadores para mostrar progresso às nossas congregações, não perfeição.
Eu definitivamente não dominei a pregação, qualquer que seja o “domínio”. Mas pela graça de Deus tenho mostrado progresso nos últimos 15 anos na leitura pública das Escrituras, pregando e ensinando. E por sua graça você também.
3 Pregue a palavra
A Pregação evangelica tem que ser baseada na bíblia, que é a palavra de Deus, muitos pregam suas experiências de vida, ou o que “ Acham” isso não é bom, é claro que a contextualização faz parte de toda pregação, mas a bíblia é e vai continuar sendo eternamente a principal fonte de informação que um pregador da palavra de Deus deve ter para preparar os seus sermões.
Enquanto nos estivermos concretados na palavra de Deus, nenhuma doutrina estranha terá poder de penetrar no núcleo da igreja, ela é a garantia de que a palavra ministrada é verdadeira.