Não apenas as boas habilidades de leitura beneficiam os estudantes academicamente, elas também são uma habilidade necessária para o sucesso ao longo da vida. A leitura desenvolve o vocabulário, aumenta o tempo de atenção e promove um pensamento analítico mais forte.
Conteúdo
Por que meu filho odeia ler? Principais motivos
Algumas crianças odeiam ler… especialmente leitores com dificuldades. Para esses leitores relutantes, pode ser preciso muito esforço extra e um pouco de criatividade para convencê-los a “gastar tempo” lendo. E pode ser necessário um esforço ainda maior para ajudá-los a gostar de ler.
Há muitas razões pelas quais as crianças não gostam de ler. Mas antes que você possa trabalhar para motivar seu filho, ajuda se você entender por que ele resiste a ler em primeiro lugar.
Alguns motivos comuns que as crianças não gostam de ler incluem:
- Seu filho acha que ler é chato;
- Seu filho sente que ler é uma tarefa;
- Seu filho tem dificuldade em ler;
- Seu filho ainda não encontrou o livro certo.
A boa notícia é que quando você sabe por que seu filho não gosta de ler, você pode resolver o problema e começar a tornar a leitura mais agradável.
Aprendendo a tornar a leitura divertida, é mais provável que seu filho desenvolva um amor pela leitura, incentivando melhores hábitos de leitura e facilitando o aprendizado.
Então, como incentivar e estimular a leitura?
Experimente as dicas a seguir para incentivar bons hábitos de leitura no seu filho, tornando-a assim mais divertida e prazerosa!
Crie uma área de leitura
Faça uma área para o seu filho ler e ter a sua ajuda. Pegue uma cadeira, acessórios divertidos, uma variedade de livros, e seu filho terá seu próprio canto de leitura aconchegante.
Seja um exemplo
Aja como modelo e leia na frente de seu filho. Ver você lendo revistas, jornais e livros mostra ao seu filho que a leitura é importante. Incentive seu filho a acompanhá-lo com seu próprio livro enquanto estiver lendo.
Incentive a leitura em diversos lugares
Ensine seu filho que a leitura é mais do que apenas livros. Deixe-o ler nomes de filmes, sinais de trânsito, instruções de jogos e muito mais – mostre que sua criança está lendo em todo lugar.
Sempre tente garantir que seus filhos tenham algo para ler em seu tempo livre.
Apoie seu filho
Se seu filho tiver dificuldade para ler e ficar frustrado, dê um passo para trás e veja onde ele ou ela está lutando. Converse com o professor dele e discuta o assunto o quanto antes.
Deixe-o escolher o que lê
Ler por prazer é uma das melhores maneiras para uma criança melhorar seu desempenho escolar, seja em escolas particulares em Santo André, em colégios em Fortaleza, ou em qualquer outro lugar. Mas, ensinar uma criança a amar a leitura envolve muito mais do que simplesmente entregar-lhe um livro.
Por isso, permita que seu filho (a) faça escolhas em seu material de leitura, pois é um grande passo para elevar o hábito da leitura ao longo da vida.
As crianças que escolhem o que lêem, não importa se é um romance, uma história em quadrinhos ou uma revista, estão mais envolvidas com o que estão lendo e têm maior probabilidade de reter as informações.
Interaja
Discuta o que está acontecendo no livro com seu filho enquanto lê. Aponte as coisas na página – como as imagens ilustram a história, o que as expressões dos personagens sugerem. Faça perguntas sobre o que está acontecendo e o que isso significa. Leve as respostas do seu filho a sério e converse com ele sobre elas.
Visite uma biblioteca local
Tornar a leitura divertida pode ser fácil com um cartão de biblioteca. Aproveite a seleção em sua biblioteca pública local, deixando seu filho escolher um livro que chame a atenção dele ou dela.
Leia toda noite
Faça da leitura parte da rotina noturna do seu filho. Então antes de dormir, leia para ele e/ou com ele, pois esse hábito ajuda seu filho a aprender e a associar a leitura ao relaxamento.
Quanto mais as crianças são expostas à literatura, mais a leitura se tornará parte de sua vida diária. Uma criança é apresentada a novas informações, conceitos e consciência fonêmica em cada história.
Saiba quando parar
Se o seu filho perder interesse ou tiver dificuldade em prestar atenção quando estiver lendo para ele, coloque o livro de lado por um tempo ou troque-o. Certifique-se de que a leitura não pareça uma tarefa.
Use a tecnologia
A tecnologia está mudando a maneira como todos nós aprendemos, e isso pode ter um impacto positivo nas crianças e na leitura delas.
Ao adicionar tecnologia como tablets à sala de aula, a autoestima e a confiança dos alunos aumentam. A tecnologia também oferece aos estudantes que cresceram em uma era de smartphones e computadores onipresentes, outra saída com a qual estão familiarizados para crescer e aprender.
Construir a autoestima através da tecnologia aplicada e aumentar as habilidades de leitura pode ter um efeito positivo em todas as outras áreas da vida de um estudante.
Além disso, seu smartphone ou tablet pode ser usado para instalar aplicativos de leitura úteis em que as crianças podem ter espaços seguros para leitura sem que os pais se preocupem com o que poderiam encontrar online. Os pais podem escolher o que seus filhos podem acessar, bem como por quanto tempo podem fazer atividades diferentes com os recursos do timer, por exemplo.