Os bicos de confeitar são instrumentos essenciais na prática da confeitaria. São eles que permitem as decorações em bolos, tortas e outros tipos de doces. Sua utilização exige perícia e conhecimento sobre os efeitos de cada tipo de bico.
De fato, nem todos conseguem manuseá-los do jeito correto e escolher os bicos adequados a cada tipo de textura. No entanto, com algumas orientações é possível aprender a aplicar esses instrumentos.
Com o intuito de falar mais sobre o assunto, mostramos para que sirvam essas peças e como elas podem ser utilizadas. Indicamos ainda quais os principais modelos de bicos e suas finalidades. Confira!
PARA QUE SERVEM OS BICOS DE CONFEITAR E OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE ESSES UTENSÍLIOS
Conforme já mencionamos, esses instrumentos são indispensáveis para a atividade da confeitaria.
Com eles, é possível conseguir diversas texturas e efeitos na decoração de doces.
Aliás, são os bicos que permitem que e possa fazer formas a partir dos sacos de confeitar. Só para exemplificar, podem-se fazer rosas, folhas, conchas, entre outros formatos.
Isso porque existem diversos tipos de bicos, cada um com uma finalidade. Por esse mesmo motivo, pessoas inexperientes tendem a ficar confusas em relação ao tipo que deve ser aplicado para imprimir determinado efeito ao confeite.
Além dos tipos, deve-se atentar também para as marcas e modelos de bicos disponíveis.
Quanto a isso, é comum que as numerações que definem a espessura dos bicos e os nomes dos modelos mudem conforme a marca.
Ainda no que concerne às marcas, temos como as mais importantes desse mercado a Mago e a Wilton.
No que diz respeito aos materiais com que podem ser feitos esses instrumentos, é possível encontrar bicos feitos de plástico, aço inox e outros materiais.
É necessário ressaltar que os materiais de que são feitos os bicos influenciam diretamente na textura obtida e no efeito.
Só para exemplificar, os bicos feitos de aço propiciam desenhos mais precisos, enquanto que os de plástico não contam com a mesma precisão.
OS PRINCIPAIS MODELOS DE BICO
Bico folha
Com esse modelo de bico é possível fazer folhas em tortas, cupcakes, bolos e outros tipos de doces.
Para que se possa conseguir o efeito desejado, deve-se atentar para a pressão exercida sobre o saco de confeitar.
O ideal é que essa força seja aumentada aos poucos, de modo a permitir a formação das folhas.
Bico para babados
Esses bicos acrescentam um efeito interessante a tortas e bolos, sendo utilizados principalmente para a decoração das bordas.
São também muito utilizados para fazer o acabamento de doces, sendo possível ainda produzir o efeito conchinha.
Flores
Para fazer ornamentos em forma de rosas podem-se utilizar diversos tipos, a depender do tamanho pretendido.
De maneira geral, é possível encontrar bicos para rosas de três tamanhos distintos, sendo o pequeno, o médio e o grande.
Bico múltiplo
Como o nome mesmo sugere, esse tipo de bico possibilita diversos tipos de formas.
De fato, com o bico múltiplo torna possível fazer estrelas, listras e ainda o efeito grama.
Bico serra
Esse bico conta com dois lados, sendo um formado por serras e o outro liso. O lado serrilhado permite um efeito listrado, enquanto que o lado liso produz uma superfície igualmente lisa.
UM INSTRUMENTO ESSENCIAL PARA A CONFEITARIA
Dessa forma, podemos concluir que sem esses instrumentos não é possível fazer muitas das decorações que vemos em bolos e tortas.
De fato, os diversos tipos de bicos de confeitar permitem uma variedade enorme de formas, além de possibilitar desenhos complexos.
E você, conhece mais modelos de bicos ou tem alguma dica de como utilizá-los de modo adequado? Comente!