Novos proprietários geralmente não listam a instalação de um sistema de proteção contra raios como um de seus principais projetos de melhoria de residências. Porém, saiba que existem diversas boas razões para ter um sistema deste tipo instalado.
Portanto, se você comprou recentemente uma casa ou quer tornar a sua residência mais segura, veja por que é interessante investir em um sistema de proteção contra raios.
1) Reduz o risco de incêndio
Sistemas de proteção contra raios interceptam raios, direcionando sua voltagem ao redor da estrutura de uma casa e levando diretamente para solo.
Sem esse sistema em funcionamento, o raio tomará um caminho mais direto para o solo, que geralmente é através do sistema elétrico ou hidráulico de uma casa (ambos contendo metal que conduzem a eletricidade).
Dessa forma, o metal em sistemas elétricos e hidráulicos não pegará fogo, mas eles podem ficar muito quentes. Se ficarem quentes o suficiente, a madeira ou outros materiais próximos ao metal podem entrar em combustão.
Assim, os sistemas de proteção contra raios ajudam a reduzir o risco de incêndios domésticos. Esse é talvez o benefício mais importante desses sistemas, porque os incêndios em casas causam sérios danos e podem ser fatais.
2) Protege eletrônicos
Ao redirecionar raios ao redor do sistema elétrico em uma casa, os sistemas de proteção contra raios também ajudam a proteger os componentes eletrônicos. Isso inclui todos os itens a seguir:
- A fiação da casa;
- Quaisquer aparelhos elétricos (por exemplo, microondas, fornos elétricos, secadores..);
- O disjuntor em casa;
- Qualquer aparelho eletrônico que esteja conectado (por exemplo, computadores, notebooks, smartphones…).
Sendo assim, ao proteger esses itens, você estará evitando um gasto desnecessário para consertar ou comprar novos equipamentos elétricos.
3) Aumenta o valor da propriedade
Como os sistemas de prevenção contra raios são um tipo de melhoria residencial, eles podem aumentar o valor de uma propriedade. O aumento exato dependerá do valor atual da vizinhança e da condição da casa, claro (o aumento pode não ser tão alto quanto o que uma reforma da cozinha produziria). No entanto, um sistema pode aumentar o valor de uma casa pelo menos um pouco.
Isso porque, muitos proprietários usam o aumento do valor para ajudar a pagar pelo sistema de proteção contra raios. Mesmo que o aumento não seja igual ao custo total da instalação de um sistema, qualquer aumento no valor da propriedade pode ajudar a subsidiar a instalação de um sistema.
E atenção, é importante certificar-se de que um sistema de proteção contra raios esteja em conformidade com todos os códigos e normas vigentes, e que passe por todas as etapas necessárias, ou seja, desde a elaboração do laudo de para-raio até a instalação, de fato, do sistema.