Reuniões cara a cara para a construção de relacionamentos definitivamente têm seu lugar, mas o que se tornou uma nova norma são as redes sociais nas plataformas de mídia social, que permite você ganhar escala em seus negócios.
As redes sociais podem ser uma maneira eficaz e eficiente de atrair novas oportunidades para você, independentemente do seu objetivo.
Todo mundo tem uma rede de amigos (atuais e antigos), amigos, familiares, ex-alunos, clientes, fornecedores, etc., que estão nas mídias sociais.
Provavelmente, sua rede pessoal e profissional está no LinkedIn. O maior site de rede profissional on-line, o LinkedIn tem mais de 645 milhões de membros globais e está crescendo rapidamente – mais de dois novos membros por segundo.
A grande questão é: “Suas habilidades de rede social estão prontas?”. Não pense que estas habilidades são específicas para profissionais de Marketing ou Agências como a Webtrends. Se você está procurando sua próxima venda, sua próxima oportunidade ou talvez seu próximo papel, uma boa rede social atrairá oportunidades para você com um pouco de pensamento e um investimento do seu tempo.
Como melhorar sua presença social
1. Defina seu objetivo para redes sociais
Utilizando como exemplo o CEO do Ted Talk Simon Sinek, como um dos grandes líderes. eles inspiram ações, primeiro você deve saber o seu porquê e definir seu objetivo de criar redes sociais.
Por exemplo, você pode querer aprender com outros profissionais, aprofundar o relacionamento com os clientes, encontrar e se envolver com clientes em potencial, ou talvez esteja buscando uma nova função.
Ao definir seu objetivo desde o início, sua atividade social futura será direcionada e específica, gerando resultados mais rápidos e de alta qualidade.
2. Faça brilhar seus perfis sociais
Depois de definir seu objetivo, revise e atualize seus perfis sociais para refletir e apoiar seu objetivo.
Revisar e atualizar seu perfil do LinkedIn é um ótimo lugar para começar.
Dicas simples para otimizar seu perfil do LinkedIn são obter uma foto de qualidade, uma imagem de plano de fundo relevante para você e um título otimizado para palavras-chave.
Se você leva a sério redes sociais profissionais, considere uma presença no Twitter ou Instagram também.
A chave é garantir que seus perfis sociais sejam consistentes e estejam trabalhando para o seu objetivo definido.
3. Determine seus temas de conteúdo
Simplificando, “Como você quer ser conhecido?” Reservar um tempo para determinar seus temas de conteúdo é benéfico por vários motivos.
Primeiro, facilitará a presença consistente das mídias sociais. E, o mais importante, ao ser específico em relação ao conteúdo que você compartilha e ao qual se envolve, você atrairá oportunidades alinhadas à sua meta.
Você pode considerar três temas amplos – um pessoal (algo pelo qual você é apaixonado), um profissional (tópicos relevantes em seu campo) e um inspiracional (conteúdo conectado às suas ambições).
4. Seja corajoso e interaja com sua rede de forma consistente
Não é incomum temer ser julgado ou parecer bobo quando você está começando com as redes sociais.
Você deve ser corajoso e divulgar seus pensamentos e opiniões no mundo.
Como a maioria das coisas, você obtém o que coloca e atrai o que coloca.
Compartilhar, comentar e reagir de forma consistente com sua voz e perspectiva únicas será a força motriz de trazer as melhores oportunidades para você.
Por fim, não caia na armadilha do tempo – a maior barreira percebida para investir consistentemente em você e sua rede social.
Você pode ser socialmente ativo em apenas 10 minutos por dia com nossa rotina de xícara de café, pois sabemos que uma estrutura para gerenciar o tempo das suas redes sociais o ajudará a formar uma nova rotina.
Investir em sua presença social pode parecer uma “boa ação” ou estar na sua lista de desejos de “um dia”.
Lembre-se de que investir em si mesmo agora é uma maneira de obter segurança para o futuro.
Não espere até que você precise começar.
Comece agora, ajude outras pessoas onde puder e veja o que é bom no seu caminho.