Como Um Profissional De Recursos Humanos Deve Agir Nas Entrevistas

Profissional De Recursos Humanos

A entrevista de emprego é o momento principal onde candidato e empresa se conhecem e trocam ideias, obtendo uma visão mais detalhada um do outro, sendo vital para a empresa que decidirá entre outros, se este profissional é o mais preparado para desempenhar a vaga oferecida.

Apesar da importância de uma entrevista, nem todos profissionais estarão calmos para o momento ou terão um currículo ideal. Além disso, a empresa precisa ter um time de Recursos Humanos que dê tranquilidade e segurança ao candidato e se porte com descrição, passando a melhor imagem possível do negócio.

Pensando nisso, como deve ser de fato a postura de um profissional de Recursos Humanos em uma entrevista? Quais as perguntas que não devem ser feitas e como deve ser a conduta diante do currículo do candidato? Confira agora a respostas a essas questões.

Conhecer As Necessidades Da Empresa, Que Busca Um Novo Colaborador

Seja o RH da própria empresa ou uma assessoria que esteja fazendo um processo seletivo, é fundamental que o profissional de RH conheça as necessidades desse negócio e o por que ele está buscando um novo colaborador.

Conversar com o gestor da área que solicitou o novo funcionário, é uma boa alternativa para entender o perfil profissional e pessoal também do novo contratado e assim na hora da entrevista, ter uma ideia melhor de que tipo de pessoa a empresa precisa em sua equipe.

Demonstre Segurança E Tranquilidade Para O Candidato

É muito comum dizer que os candidatos estão nervosos quando vão em uma entrevista, porém muitas vezes é esquecido que o entrevistador também pode estar inseguro e nervoso com esse momento.

Principalmente quando é a primeira vez que faz uma seleção de pessoas, o nervoso pode tomar conta mas não deve ser algo comum. Procure praticar e ensaiar como irá abordar o entrevistado, quais as perguntas que fará e quais ações de comportamento deverão ser analisadas, para que na hora se sinta mais a vontade.  

Cuidado Com Preconceitos Corriqueiros

 Todos temos níveis de conceitos pré estabelecidos, e ainda que muitos sejam desmitificados com o tempo e com novas crenças, ainda é possível que alguns estejam atrelados a si e aparecem em momentos inusitados como uma entrevista de emprego.

Discriminar um bom profissional só por ele ter tatuagens e piercing, é um dos preconceitos mais comuns e que tira a oportunidade de muitos profissionais de qualidade.

Levar em conta a cor da pele ou histórico de vida (viver em comunidade, por exemplo), são preconceitos clássicos também que infelizmente ainda são muito corriqueiros e que um bom profissional de RH não pode ter. Olhar sempre para as habilidades e como poderá somar com a equipe e não para aparência, é o que todo RH deve fazer.

 Faça Perguntas Objetivas E Claras 

Perguntas como: Por que você deseja trabalhar conosco ou quais são seus pontos fortes e fracos são de praxe e objetivas, necessárias para que o entrevistador possa ter uma análise melhor dos candidatos e dessa forma, oferecer mais opções de decisão para a empresa.

Mas cuidado com uma entrevista que fique informal demais, onde as perguntas começam a se tornar muito leves e saiam totalmente do foco empresarial. Seja claro falando em um tom de voz que seja fácil de compreender e equilibre a entrevista dando o direito ao entrevistado de falar mais.

Saiba Mais Sobre Administração E Planejamento De Recursos Humanos 

Os profissionais de Recursos Humanos, precisam se especializar constantemente, e para uma entrevista bem feita e relatórios mais precisos para os gestores, conhecimento é fundamental. 

Qualifique-se ainda mais com os cursos gratuitos online de Administração em Recursos Humanos e Planejamento de Recursos Humanos e torne-se um profissional ainda mais preparado para o mercado.