3 poderosos chás para a azia

Quem é que nunca comeu demais numa refeição, principalmente nas refeições com a família e amigos? Ou quem nunca comeu alimentos gordurosos, bebidas com gases, bebidas alcoólicas e comidas apimentadas?

É normal quando estamos à mesa a comer em família ou com amigas que com a conversa que se gera pelo menos, acabamos por comer a mais e demais. O pior são as consequências disso, pois na altura pode-nos ter sabido até muito bem, mas agora passado esse momento, já não nos sentimos assim tão bem.

A verdade, é que quando isso acontece, até nos sentimos bem mal, com um ardor no estômago, sensação de nos estarem a queimar por dentro, a azia.

A azia

A azia é aquela sensação de ardor, de queimação sem cessar, que acontece pelo contato do suco gástrico com o final do nosso esófago.

É verdade que a azia pode ocorrer por vários factores, mas na maioria dos casos está sempre relacionada com o que comemos.

Não esquecer que a gastrite e o refluxo, para além da azia, são alguns dos problemas que podem surgir e prejudicar o nosso estômago.

Como lidar com a azia

Hoje em dia, já toda a gente sabe ou pelo menos já ouviu falar que a mãe natureza tem uma vasta gama de produtos naturais para tratar as mais variadíssimas coisas que nos podem causar mau estar.

Pois bem, azia não é excepção. E as receitas são até bem simples. Ou seja a partir da combinação de vários ingredientes, todos eles naturais, claro, vamos ter em nossa posse chás que são, aquilo que se chama, tiro e queda, na resolução deste problema. Com a vantagem de estas receitas serem bem simples e os seus ingredientes estarem à mão de qualquer um.

As ervas medicinais são indicadas para ajudar a tratar este tipo de problemas e até a fitoterapia ( A fitoterapia é a utilização das plantas para tratamento de doenças e recuperação da saúde), que cada vez mais tem mais adeptos.

Daí que cada vez mais os chás sejam uma boa alternativa, pois são velhos conhecidos dos nossos avós e muitas vezes subestimados.

Sim, é verdade. Existem mesmo chás que funcionam como verdadeiros remédios ou que pelo menos ajudam bastante a situação a melhorar.

As receitas de chás

Assim sendo para a azia os chás mais indicados para o seu tratamento ou alivio são:

Chá de gengibre

O chá de gengibre não só liberta os gases, como reduz a irritação estomacal.

Num púcaro leve o equivalente a uma chávena de água com uma colher de chá de engibre picado e deixe estar ao lume durante 10 minutos. Depois é só coar e beber.

Recomenda-se que tome três vezes ao dia.

No caso de estar grávida ou se tiver a tensão alta deve evitar este chá.

Chá de dente-de-leão

Aqui o chá é feito do seguinte modo: uma colher de sopa de dente-de-leão para meio litro de água. Deixar esfriar, coar e beber.

A recomendação é que o beba três vezes ao dia.

Chá de hortelã

Ferva previamente água. Depois numa chávena ponha três folhas de hortelã e junte-lhe a água fervida. Deixe repousar uns cinco minutos e depois é só beber.

Como este chá tem um gosto um pouco amargo, quem quiser pode-lhe juntar um pouco de açúcar mascavado ou de mel, para reduzir o sabor do amargo.

Sabia que

Há mais um chá que tenho que deixar aqui, pois a erva com que é feito é super conhecida e praticamente toda a gente o tem em casa.

Estou a referir ao chá de erva cidreira. E chá consegue aliviar os sintomas de ardor e dá uma proteção extra à mucosa do estômago.

Chá de erva-cidreira

Para fazer este chá o rácio é um litro de água para oito folhas de erva-cidreira. Primeiro deve ferver a água, e só quando esta está a ferver é que deve juntar as folhas. Tape e mantenha-o tapado durante dez minutos.

Recomenda-se beber este chá duas vezes ao dia e pode adoçá-lo com mel ou açúcar mascavado.