Tem sentido espasmos dos músculos do braço e não sabe o que é? Entenda o que verdadeiramente poderá indicar este sintoma no seu corpo.
Espasmos muscular é sinônimo de contração involuntária, e pode ser muito dolorosa de se suportar, o que pode fazer com que as pessoas se sintam mais irritadas e frustradas quando atingidas com este tipo de dor.
Caso seja seja sempre um repetitivo deve falar ao seu médico.
Índice do artigo
Espasmos Musculares, o que são e onde ocorrem
Para quem não saiba, os espasmos musculares podem ocorrer na zona do pescoço, nas articulações dos ombros, nos braços, nas pernas e nas coxas.
Isto acontece, quando o cérebro envia sinais para a contração do músculo. E quando essas contrações não fazem o que o cérebro lhe está a ordenar, de não se contraírem, ocorre a contração.
Dai que quando fazemos exercícios, por exemplo, é muito importante respirarmos e fazermos exercícios de relaxamento para ajudar o músculo a relaxar-se de forma gradual.
As causas possíveis para os espasmos dos músculos do braço
Ao esticarmos os músculos do braço.
Quando esticamos os braços um pouco demais. Hoje em dia, vemo-nos no nosso dia a dia a termos que ser mais ativos e eficientes e isso implica, levantar objectos pesados ou a darmos a volta ao quarteirão com algo pesado, o que põe uma pressão indevida sobre os músculos e causa uma tremura do músculo do braço e uma sensação de formigueiro e pode fazer aparecer o espasmo muscular.
Trauma
Termos os braços doridos, pode ser causado por algum tipo de trauma, como por exemplo, uma queda ou uma pancada. Nestes casos, o músculo fica afectado e precisa de tempo para se recuperar. E quando o músculo fica afectado negativamente, vai afectar as nossas actividades normais que o braço está habituado a fazer.
Esforço
Se esforçarmos os nossos músculos para além do ponto em que podem recuperar por eles próprios, estamos a sobrecarrega-los. Outros sintomas de excesso podem incluir imunidade, depressão, enfraquecimento, fadiga, perturbações do sono, perda de apetite e deficiência de energia.
Náusea
Para quem esteja doente, e está com náuseas e vômitos, fica mais suscetível de sofrer um espasmo muscular.
Tratamentos possíveis
- Aplicar calor húmido para os braços doloridos e ombros por cerca de 20 minutos para relaxar os músculos. Pode usar uma almofada de aquecimento e colocar a área afetada de modo a ter uma cobertura da área dolorida.
- Use gelo para reduzir a inflamação e dor. Não deve aplicar gelo diretamente na superfície da pele durante muito tempo. É preferível embrulhar numa toalha antes de colocar na zona dolorida. Espere duas horas entre as aplicações.
- Deixar descansar os braços doloridos, se fazer movimentos aumentar a dor. E se a dor for insuportável, deve imobilizar o braço. Se a dor não melhorar ao fim de 2, 3 dias, deve procurar aconselhamento médico. Mas não mantenha os ombros e os braços imóveis por mais de 48 horas, sem aconselhamento medico, pois pode piorar a situação.
- Faça alongamentos suaves da cabeça e do pescoço para ver se consegue esticar para tratar os braços doloridos e os ombros e conseguir um relaxamento dos músculos ao redor.
- Gire o punho no sentido do relógio e sinta a dor a desaparecer.
- Rode os ombros em movimentos lentos no sentido do relógio. Repita este exercício, 5 a 6 vezes.
- Se for caso disso, massaje a zona com um creme atopico para aliviar a dor.
Os espasmos dos músculos do braço podem ser dolorosos e pode ser necessário tratamento adequado. No caso de a dor aumentar deve ir logo ao médico, pois pode ser algo um pouco mais grave.
Leia também: