Benefícios da Valeriana  

para que serve valeriana

Você conhece os benefícios da valeriana? Esta planta medicinal de tom rosa com branco ajuda a diminuir a ansiedade e a insônia.

Para quem busca um tratamento natural, sem dúvida a valeriana é uma excelente opção, com diversos benefícios para a saúde em geral.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como usar e os benefícios da valeriana. Confira tudo neste artigo exclusivo.

Valeriana para que serve e o que é?

A valeriana é uma planta medicinal, com efeito calmante e relaxante, comprovados cientificamente esses benefícios na redução do estresse. Ideal para quem deseja realizar um tratamento contra a ansiedade de forma mais alternativa e natural.

Claro, é importante ressaltar que existem diversos níveis de ansiedade, sendo alguns casos onde há a necessidade de um tratamento mais efetivo, à base de calmantes mais fortes.

No caso da valeriana, ela é indicada para quem tem insônia e ansiedade moderada. Em alguns casos, também é benéfica para quem deseja parar de fumar e precisa se sentir mais calmo, diminuindo aquela ansiedade causada pelo vício.

Muito conhecida por herbalistas, a valeriana e suas raízes são muito utilizadas para diversos tipos de doenças, boa parte dentro dos quadros de ansiedade, como dificuldade para dormir e estresse.

Esta planta também pode ser utilizada para ajudar as mulheres na fase da menopausa, aliviando o estresse causado pelos sintomas, assim como diminuindo as ondas de calor, muito comum nesta fase.

Para quem não sabe, ela é utilizada desde a antiguidade, assim como o seu uso foi muito comum durante a Segunda Guerra Mundial. Ela ajudava a combater o estresse nervoso e o choque, muito comum entre as pessoas naquela época.

Como usar valeriana?

Se você anda com dificuldades para dormir, tem se sentindo ansioso e até mesmo tendo alguns leves ataques de ira. Sabe quando algo ocorre e a gente simplesmente não consegue controlar e acaba se deixando levar para raiva causada pelo momento.

Enfim, isso é normal em nossa vida cotidiana, mas pode representar um problema quando a situação anda se repetindo muito. Às vezes podemos sair do sério devido a algo no ambiente de trabalho, algum problema com a nossa família… O que não podemos é estar o tempo todo em estado de alerta, ansiosos e com dificuldades para dormir.

Qualquer situação que se prolongue, prejudicando o nosso bem estar, precisa de atenção. E a verdade é que é muito complicado não conseguir dormir ou se sentir ansioso o tempo todo.

O coração palpita, as pupilas ficam dilatadas, e quando chega à noite ficamos virando na cama de um lado para o outro.

Se você anda sentindo alguns desses sintomas, ou até mesmo se enxergou em algumas dessas situações descritas, tente fazer uso da valeriana para sair do estado estresse. A raiz ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Também é conhecida como erva dos gatos, assim como há outros diversos nomes. Pode ser encontrada na forma da raiz seca, em torno de 10 reais (super barato).

Há também a opção em capsulas, geralmente em frascos com 60 cápsulas, 22 a 28 reais. Há também comprimidos e até em gotas, manipulado.

Normalmente, a indicação é de 1 a 2 comprimidos por dia, que devem ser ingeridos com ajuda da água, sem a necessidade de mastigação. Algumas pessoas optam por fazer o chá de valeriana, também uma excelente opção, uma vez que a planta é calmante e sedativa. Porém, no caso do chá, ele não deve ser ingerido por mulheres grávidas. Aliás, em caso de lactação o correto é realizar uma consulta médica para que o especialista possa indicar o melhor tratamento em casos de estresse e dificuldades para dormir.

Quais são os benefícios da valeriana?

  • Alivia o estresse
  • Melhora a qualidade do sono
  • É efetiva contra síndrome das pernas inquietas
  • Melhora os sintomas de toque
  • Ajuda a prevenir tonturas
  • Reduz a ansiedade
  • Controla a frequência cardíaca
  • Controla a hiperatividade e TDAH
  • Alivia os sintomas da menopausa

Tenho depressão, posso tomar?

É fato que a valeriana atua como um sedativo, ajudando a aliviar o estresse e melhorando o sono. No caso da depressão, a raiz também pode ser benéfica, uma vez que ela ajuda na produção de serotonina, hormônio ligado à sensação de bem estar e felicidade.

Porém, nada substitui um acompanhamento e tratamento médico adequado. Cada caso de depressão deve ser tratado de forma individualizada.

A valeriana tem efeitos colaterais?

Apesar de ser natural, não deve ser utilizada por pessoas com hipersensibilidade ao extrato de valeriana officinalis, e nem por mulheres grávidas.

Entre os efeitos colaterais da valeriana, alguns pacientes podem apresentar enjoo, tontura, dor de cabeça, cansaço, alergia e desordens cardíacas.

O mais correto, principalmente quando os sintomas se tornam frequentes, é buscar ajuda profissional para avaliar melhor cada caso. A ansiedade é um problema sério e que deve ser tratado com atenção.

Leia Também:

Benefícios da Valeriana  
4 (80%) 2 votes
loading...