A pequena cicatriz redonda na parte superior do braço é a cicatriz da vacina que você tomou, ainda pequeno, contra a varíola. Antes de 1970, esta vacina era comum.
Ela costumava desencadear uma resposta imune que iria proteger as pessoas contra o vírus da varíola. Após a vacinação, as bolhas formadas na área de vacinação, cicatrizaram 2 semanas depois. E no final ela deixou uma cicatriz redonda.
Logo após a vacina houve um pequeno inchaço no local da vacinação que persistiu por 6-8 horas. Então, o inchaço desapareceu e o local de vacinação pareceu normal.
Porém 6-8 semanas mais tarde, um inchaço apareceu novamente, como se fosse uma picada de mosquito. Ele começou a crescer e formar um nódulo que rompeu e liberou algum fluido. Quando a ferida foi curada pelo tempo, ele formou uma cicatriz.
Todo esse processo levou de 2 a 5 semanas. Porém em algumas pessoas este processo se repetiu de 2 a 3 vezes. É essa a cicatriz que você tem no seu braço: a cicatriz da vacina contra a Varíola. Ela permanece por toda a vida.
Lembramos que o comparativo da pesquisa não exprime algum tipo de ideologia ou apologia a tal tema de responsabilidade do site, estamos apenas reproduzindo um conhecimento científico.
Mais sobre:
Vacina para Varíola
A vacina para a varíola previne o aparecimento da doença e ajuda a curá-la ou reduz as suas consequências, caso seja administrada até 3-4 dias após o paciente contrair a infecção. Porém, se os sintomas da doença já tiverem surgido, a vacinação pode não ter efeito.
A vacina para varíola não faz parte do calendário básico de vacinação no Brasil, pois a doença foi considerada irradicada há mais de 30 anos. Porém, os militares e profissionais de saúde podem solicitar a toma da vacina para prevenir possível contágio.
Sintomas da Varíola
Os sintomas da varíola surgem cerca de 14 dias após infecção pelo vírus da varíola e podem ser:
- Febre alta;
- Bolhas cheias de pus, que podem estourar e provocar sangramento, coceira intensa e dor;
- Dores musculares no corpo;
- Vômitos intensos;
- Náuseas;
- Dores de barriga;
- Dor de cabeça;
- Diarreia;
- Delírio.
As bolhas surgem inicialmente na região da boca, espalham-se rapidamente pelo resto do corpo.
O risco de cegueira pelo acometimento da córnea e morte por broncopneumonia é grande, bem como aparecimento de doenças infecciosas oportunistas, já que os indivíduos infectados estão com o sistema imune muito fragilizado.
Vimos em: tacerto.pw