Quem não gosto de um bom copo de vinho a acompanhar uma bela refeição, ou de um copo de vinho quando chega a casa depois de um dia longo no trabalho? Nada como nos sentarmos no jardim, no quintal ou até mesmo na varanda com um belo copo de vinho e apreciar o por do sol.
Quando falamos em vinho, não estamos só a falar em que tipo de copos é que se devem servir cada tipo de vinho. Mais do que isso, é preciso saber que tipo de vinho se deve servir e quando se pode servi-lo.
E é verdade, que o vinho tem formas de serem servidos consoante a época do ano em que estamos. E não nos estamos a referir a no verão servir o vinho frio e no Inverno servi-lo quente.
Os vinhos podem e devem, sendo que a palavra devem seja de salientar, ser servidos a temperaturas diferentes, mas não muito, sendo isto um pouco mais difícil no verão, tentarmos manter a temperatura correta ao longo da refeição.
No caso especifico do verão, é recomendado que a temperatura do vinho seja de uns 15/16 ºC, ao contrário dos tradicionais 18 ºC no resto do ano. Isto nos vinhos tintos e escusado será dizer que nem todos os vinhos se aguentam a esta temperatura.
Se o verão é roupas mais frescas, mais coloridas, com refeições mais à base de saladas e grelhados, também o vinho deve ser trocados dos vinhos com mais estrutura e taninos para vinhos mais leves e aromáticos e de várias cores. Estamo-nos a referir, por exemplo aos vinhos Brancos, Roses e até Espumantes.
Por isso, lembre que qualquer altura, é uma boa altura para se beber um copo de vinho, só precisa de escolher o que se adqua melhor para a altura do ano em que está.