Há muitas pessoas que sofrem de gases e barriga inchada, mas não fazem ideia que a solução pode ser tão simples…
Normalmente isto acontece como resultado de uma dieta pobre e pouco saudável.
Para além de desconforto, há pessoas que até sentem dores, pois os gases ficam presos nas obras do cólon.
Como resultado pode aparecer de doenças como dispepsia funcional, doença celíaca ou síndrome do intestino irritável.
Se for o seu caso, há tratamentos naturais que são autênticos milagres.
1 – Água de coco – a água de coco reduz os gases e ajuda a melhorar a digestão. Basta beber um copo em jejum ou pouco antes de dormir.
2 – Sumo de limão – O ácido do limão ajuda a reduzir os gases. Deve beber um pouco de sumo de limão todas as manhã e a seguir ao almoço.
3 – Gengibre – Ajuda a digestão, logo ajuda a evitar o aparecimento de gases. Uma colher de chá de gengibre fresco ralado antes das refeições ou uma chávena de chá de gengibre morno meia hora antes das refeições.
4 – Faixa húmida – este tratamento já é velho mas resulta. Consiste em colocar uma faixa gelada e torcida no abdómen, numa extensão que vai debaixo do peito até onde começa a região pubiana. Deve ser abafada com outra seca, ligeiramente maior, para isolar a temperatura ambiente, e depois amarrada com uma ligadura de 15 cm de altura. Deve calçar meias para aquecer os pés. A faixa deve ficar bem colada ao corpo. A única precaução é não apanhar vento nem tomar banho, nem molhar qualquer parte do corpo meia hora antes, durante e meia hora depois. Mas pode beber agua, comer, mexer-se.
5 – Chá de casca de cebola e louro – é óptimo para tratar azia e indigestão. Na maioria dos casos, o alívio é imediato. Também é indicado no tratamento de cólicas intestinais e menstruais, tosse, catarro e rouquidão, e também pode ser usado como preventivo de doenças cardíacas e circulatórias, como enfartes e derrames.
Para fazer o chá basta juntar algumas cascas de cebola com uma folha de louro num litro de água a ferver e deixe repousar durante 10 minutos. Beba o chá duas ou três vezes por dia. As gestantes devem tirar o louro do chá e faze-lo apenas com a casca de cebola.