Para quem não sabe cravos ou pontos negros são poros entupidos de gordura, a que se chama de sebo. Isto acontece porque a nossa pele é coberta por uma proteína chamada de queratina, que é a responsável por a proteger contra a pele ressequida. Mas por vezes esta proteína produzida acaba por entupir a saída dos poros, que também pode ser agravado com o uso continuo de cosméticos demasiado gordurosos.
A ponta preta que vemos, daí o nome de pontos negros, é o resultado da reação de oxidação da proteína com o ar. Isto porque mesmo com o poro fechado a nossa glândula sebácea continua a produzir gordura ou sebo, que se vai acumulando até criar o ponto negro ou como muita gente lhe chama também de cravo.
E o mito do ácaro, não é um mero mito, pois tem um fundo de verdade. O que acontece é que algumas bactérias do acne e o ácaro Demodex folliculorum vão-se aproveitar deste entupimento dos poros e fazer ali a sua casa. e este ácaro como qualquer aracnídeo, tem “lindas” 8 patinhas, mas ao contrário das nossas amigas aranhas, é extremamente pequeno.
E, acreditem ou não, a presença destes pequenos bichinhos é mais comum do que se pensa. E o sitio mais comum de eles habitarem é na superfície do canal do ouvido, mas podem viver em qualquer folículo piloso, incluindo nos pelos do rosto.
Mas atenção que não é obrigatório termos estes. dois. Podemos ter a cara cravada destes pequenos animais e não termos cravos ou pontos negros .