Para quem não saiba, a maioria dos insetos são inofensivos, até mesmo a maioria das aranhas, mesmo que sejam assustadores, são poucas as que podem ferir o ser humano.
No entanto, existe um insecto, que tem vindo a ser mais do que uma simples praga para quem vive do Texas. São chamados de “insectos beijoqueiros”, nome que até parece bastante amigável, mas eles também são conhecidos por outro nome: “insetos asiáticos”.
Este pequeno inseto assassino, pode causar a disseminação de uma doença altamente perigosa, chamada “Doença das Chags” ou America Trypanosomiasis.
Já centenas de cães morreram devido a esta doença parasitária, pouco conhecida até então. Só no Texas, morreram cerca de 400 cães por causa dela.
A doença das Chagas é causada por um parasita chamado Trypanosoma Cruzi, e o inseto beijoqueiro é responsável por carregar este parasita. Assim, o inseto espalha o parasita através das suas fezes. Este inseto alimenta-se de sangue, por norma à volta dos olhos e da boca dos animais, enquanto eles estão a dormir.
Índice do artigo
Quando acontece a transmissão deste parasita?
A transmissão é feita quando as fezes do inseto são esfregado na ferida da mordida ou na mucosa. Os cães se comerem estes insetos também podem contrair a doença.
A doença das Chagas também conhecida como “assassino silencioso”, porque quem a tem, não sabem que a tem até que a doença atinja estágios posteriores, depois de atacar os músculos do coração, e eventualmente, causar insuficiência cardíaca, fase essa, já tardia para um tratamento.
Quais são os sintomas?
De uma forma geral, os sintomas ocorrem após a mordida do inseto e incluem um enorme inchaço das pálpebras, e até mesmo choque anafilático, que pode causar asfixia e eventualmente a morte. No inicio os sintomas da contaminação da doença podem ser subtis, podendo ser confundidos com os sintomas de gripe.
Mas este sintomas tornam-se mais graves e mais dolorosos. Se achar que o seu cão ou o seu filho pedem ter contraído a doença das chagas, leve-os imediatamente ao hospital.
Onde vivem os insetos beijoqueiros?
Estes insetos costumam viver sob as varandas, em rachas na parede, sob pedras, no cimento, em zonas florestais, nas casotas ou até mesmo ao ar livre.
Os primeiros relatos da sua existência surgiram no Sul da América e na maioria dos Estados do Meio-Oeste.
A picada deste inseto é muito perigosa, principalmente para as crianças e os cães. Tenha cuidado e proteja quem mais amam.