Para descobrir com precisão o quanto você está acima do seu peso ideal, é preciso calcular o Índice de Massa Corporal. O IMC é um padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde que indica se seus níveis de gordura e peso estão dentro do recomendado. Quando o índice está acima do indicado, o risco de desenvolver vários males, como diabetes e problemas cardíacos, são maiores.
Porém, quem tem o IMC abaixo do recomendável, também não está em segurança, já que pode desenvolver doenças relacionadas à subnutrição e carência de minerais. O importante é observar o quanto você está distante da meta e buscar soluções para se aproximar dela. Veja a seguir como calcular o índice.
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela sua altura ao quadrado (em metros). O resultado deve ser comparado aos valores da tabela, para descobrir se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima dele.
Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:
- IMC = 60 ÷ 1,67²
- IMC = 60 ÷ 2,78
- IMC = 21,5
Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal:
- Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal
- Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso
- Entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I
- Entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II
- Entre 40 e acima = obesidade grau III
- IMC menor do que 18.5 kg/m² - Peso abaixo do Normal
Consulte um especialista para saber se há algum problema com sua saúde, ou se o peso abaixo do normal pode estar de alguma forma ameaçando sua saúde.
- Partilhe com seus amigos, é sempre bom saber!
Fonte: vaiserbonito.com
- Descubra o seu singo indiano e o que diz a seu respeito…
- Vergonhoso! Mais uma conta para os contribuintes pagarem…