Há muitas pessoas que têm por hábito levar um copo de água, ou até mesmo uma garrafa de água para a cama quando vão dormir. Nada como termos um pouco de água mesmo ao lado da cama, para quando acordamos de madrugada com sede é só esticar a mão e beber um pouco.
Mas ao que parece, não é assim tão bom ter esta água connosco, e até pode representar uma ameaça à nossa saúde.
Quem nos dá o alerta, é um dos maiores especialistas em água do mundo: o Dr Kellog Schwab, do Instituto da Água da Universidade Johns Hopkins, nos EUA,
De acordo com um estudo feito pelo próprio, a água que fica numa garrafinha mesmo ao lado da nossa cama, por estar durante toda a noite e madrugada em temperatura ambiente, é atacada por uma série de bactérias.
Ou seja, deixa de ser uma garrafa com apenas água, para passar a ser uma garrafa com um cocktail de microorganismos que podem causar problemas de saúde.
O problema está que estes microorganismos se multiplicam e, se não usar uma garrafa nova todos os dias, faz com estas bactérias tenham mais hipóteses de se desenvolverem. E cada vez que leva a garrafa à boca, adiciona mais organismos à água.
Então e se lavarmos a garrafa? Nem sempre o problema fica resolvido
Normalmente as pessoas têm consigo garrafas de plástico, o que faz com que quando a temperatura ambiente sobe, o problema agrava-se.
Isto porque, os recipientes de plástico, contêm uma substância tóxica chamada bisfenol A (BPA), que é libertada a altas temperaturas. Isto quer dizer, que a água armazenada em garrafas de plástico normais fica cheia de partículas de BPA, após uma exposição prolongada ao calor.
O Dr Kellogg Schwab adverte que as garrafas de água mineral PET não devem ser reaproveitadas, isto porque o plástico destas garrafas não foi feito para ser reaproveitado.
Os especialistas têm muito receio o BPA, pois pesquisas o relacionam como sendo a causa de vários problemas, que vão desde problemas de coração, passando pela infertilidade masculina até chegar ao cancro.
Resumindo, as pessoas devem sempre que tiverem sede a meio da noite, levantarem-se e ir à cozinha beber um copo de água, que é de vidro e está limpo, para além de a água estar fresca e ser potável..