Os nossos vizinhos não deixaram escapar a polémica tem estado na ordem do dia na politica nacional.
As declarações polémicas dita por André Ventura sobre as minorias étnicas em Loures que têm estado a tomar conta da actualidade politica nacional e já chegaram ao jornal El País, com o titulo “Um candidato racista rompe a coligação portuguesa do centro-direita”.
Estando a pouco mais de três meses “das eleições autárquicas portuguesas, os candidatos já começaram a ter votos, que não importa de onde vêm, nem como e sem distinção de princípios morais. É o que pensa André Ventura”. É deste modo que o jornal El País descreve a polémica que tem marcado as autárquicas portuguesas.
A lembrar que tudo isto começou a 12 de Julho quando, numa entrevista ao Noticias ao Minuto, o candidato André Ventura, disse que existem minorias em Loures, referindo-se à cigana, que “se acham acima da lei” e que a autarquia e a sociedade têm tido “excessiva tolerância” em relação a todas estas situações.
E como se não bastasse, seguisse uma entrevista ao jornal i, onde o mesmo se mostrou consciente do que havia dito e ainda reafirmou a sua posição.
Depois disso, foi acusado de ataques de xenofobia e racismo, e o Bloco chegou a fazer queixa à PGR, à Ordem dos Advogados e à Comissão Para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial. O que fez com que o CDS retirasse o seu apoio.
O jornal El País ainda lembra que o percurso académico de André Ventura, mas não deixa de realçar que o social-democrata garantiu não se retirar da corrida e nem a ceder a pressões vindas da esquerda ou da extrema-esquerda.