Por incrível que pareça e apesar de o arroz de ser um dos alimentos mais comuns que o ser humano come, estamos sempre a cair constantemente em erros quando o preparamos.
É verdade que o arroz é a base da alimentação de muitas culturas. É uma comida simples e aparentemente é muito fácil de preparar, mas contudo há erros que são feitos.
Sendo que o primeiro deles e o mais clássico, é tratarmos os vários tipos de arroz que existem como sendo um só. Errado. Cada tipo de arroz vai dar origem a um prato especial e tem não só forma como tempos de preparação diferentes.
Outro erro, é achar que qualquer panela serve para se fazer arroz. Errado. Deve escolher uma boa panela, principalmente, que seja capaz de reter o calor e o distribuir de uma forma uniforme. Por exemplo, para um arroz seco, deve optar por uma panela mais baixa, se quiser um arroz mais húmido, deve escolher uma panela média.
Também o não lavar o arroz. Errado. Deve sempre lavar o arroz. Sempre. Mesmo que seja um arroz de qualidade e orgânico. Deve colocar o arroz num alguidar com agua, esfregar e escoar.
O não controlar a temperatura. Errado. Deve primeiro colocar o arroz em lume no máximo até ferver e depois baixar para o mínimo. Para quem use fogão elétrico, o conselho é mudar de bico para um bico à temperatura mais baixa.
Outro erro clássico, é não deixar o arroz repousar. Errado. Tal como fazemos com a massa, também o arroz deve repousar. Deve tirar do lume um pouco antes de estar completamente cozinhado e deixar repousar para acabar de cozer com o próprio calor.
Não deixar o arroz em paz. Errado. Ou seja, quando cozinha o arroz não deve levantar a tampa, pois vai interromper o processo de cozedura e só vai fazer com que demore mais tempo. e também não deve mexer o arroz, excepto, só quando estiver a preparar um risotto.