Óleo de cravo

Ooleo-de-cravo

Conhecido por ser uma das especiarias mais requisitadas pelo aroma, sabor e benefícios para a saúde em geral, o cravo da índia pode ser utilizado de forma medicinal. E uma das formas de fazer isso é através do óleo de cravo, que tem ação antisséptica e analgésica.

Em alguns momentos, somos surpreendidos por uma incômodo e mau estar que não necessariamente nos faz ir ao médico. Nessas horas, um tratamento caseiro é muito mais reconfortante e assertivo.

Se você gosta de buscar soluções caseiras, confira neste artigo os benefícios sobre o óleo de cravo e saiba como ele pode ajudar em diversas ocasiões.

Para que serve óleo de cravo

O óleo de cravo é extraído do cravo da índia, especiaria muito utilizada desde a antiguidade. Ao ser extraído, vira um líquido de cor meio amarelada e que pode ir se tornando mais escuro com o passar do tempo. Tem cheiro bastante característico e sabor acre.

É usado tanto na área de cosmético, como por exemplo, na fabricação de perfumes e fragrâncias, assim como na área alimentícia, sendo usado em bebidas e alimentos.

Mas parece mesmo que um dos principais efeitos do óleo de cravo da Índia está na área de saúde, sendo utilizado como medicamento devido às suas propriedades anestésicas e antissépticas.

É usado também na aromaterapia para aliviar dores, combater inflamações bucais, aliviar dor de dente e até mesmo reumatismo e artrite.

Como também tem o poder de estimular o sistema circulatório, o óleo de cravo é utilizado em algumas culturas como afrodisíaco. De fato, como você pode ver, são muitas as utilidades e benefícios do óleo de cravo da Índia.

A árvore craveiro

oledo de cravo

Conhecida pelo nome científico de Eugenia caryophyllata, o craveiro é uma árvore verde bastante alta, podendo chegar a nove metros de altura.

Bastante comum na Indonésica e ilhas Molucas, o craveiro tem tom marrom quase avermelhado e sempre foi muito respeitado pelos povos antigos.

Dizem que os chineses tinham o costume de mastigar o cravo quando estavam com dor de dentes. O cravo é tão poderoso que também foi utilizado para combater e prevenir doenças contagiosas como a peste.

Quais são os benefícios do óleo de cravo?

Confira a seguir alguns dos principais benefícios do óleo de cravo para a saúde.

Saúde bucal e dental: Entre os diversos benefícios do óleo essencial de cravo, sem dúvida a questão da saúde bucal é uma das principais. Tanto que os povos antigos já utilizavam o óleo para aliviar dores de dente e até mesmo melhorar o hálito bucal.

O óleo de cravo pode ajudar a aliviar dores da gengivas e dos dentes devido a seu poder de combater infecções. Ele tem efeito germicida, sendo bastante efetivo no tratamento de dores na gengiva e úlceras bucais.

Ajuda a tratar doenças respiratórias: Mais um importante benefício do óleo de cravo: ser efeito no tratamento de doenças respiratórias. Quando você estiver com tosse forte, bronquite e até mesmo asma, pode tratar com óleo de cravo, uma forma natural e que trás resultados incríveis no alívio dos sintomas.

Tratar infecções e inflamações: Infecções e inflamações da pele também podem ser tratadas com o óleo de cravo. Além disso, ele tem o poder de limpar as vias respiratórias, atuando como um excelente expectorante.

Tratamento do câncer e doenças cardiovasculares: De acordo com algumas pesquisas cientificas, o óleo de cravo pode ser utilizado no tratamento com quimioterapia, principalmente quando o câncer for na pele, pulmão ou sistema digestivo.

Além disso, o óleo de cravo é também um poderoso remédio natural para inibir a agregação plaquetária AA, o que evita a coagulação do sangue. Isso significa que o individuo que faz uso do óleo de cravo pode prevenir doenças cardiovasculares.

Estimulante cerebral: neste caso, o óleo de cravo deve ser usado em sessões de aromaterapia para ter um efeito positivo no cérebro. Ao inalar o óleo de cravo, o indivíduo se torna mais animado, energizado e com os sentidos mais alinhados.

Alivia dores de garganta: entre os diversos benefícios do óleo de cravo, outro muito interessante é atuar no combate a dores de garganta. Sabemos o quanto é complicado ficar com a garganta irritada, e isso pode acontecer corriqueiramente devido a mudanças climáticas, gripes e resfriados.

Quando sentir que sua garganta está começando a dor, coloque seis gotas de óleo de cravo em um copo de água morna e faça gargarejos ao acordar e antes de dormir. O óleo de cravo tem ação antisséptica e ajuda a eliminar a inflamação.

Tratamento de artrite e dores musculares: O óleo de cravo contém vitaminas A e C, além de ser rico em ácidos graxos e minerais. Exatamente por isso, tem o poder de aliviar dores musculares e combater artrite.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os incríveis benefícios do óleo de cravo? Não deixe de compartilhar com seus amigos que também gostam de tratamentos naturais e caseiros.

Curiosidade: na Indonésia é utilizado como flavorizante de cigarros.

Óleo de cravo
5 (100%) 1 vote