Benefícios da moringa  

moringa

Também conhecida com oleífera, a moringa é uma planta com muitos benefícios para a saúde. Se você é adepto de remédios e tratamentos naturais, conheça neste artigo sobre os benefícios da moringa e saiba o que ela pode fazer para a sua saúde.

O que é moringa

A árvore de moringa tem casca branca e seus ramos são longos e caídos. Esta poderosa planta é muito utilizada na terapia ayurvédica devido a seus diversos benefícios para a promoção do bem estar. Tem antifúngica, antiviral, propriedades antidepressivas e anti-inflamatórios.

A moringa é uma planta que também é conhecida por outros dois nomes: oleífera e árvore baqueta. Sua árvore cresce muito rápido, sendo cultivada em continentes como África, Ásia e América do Sul.

Rica em nutrientes, a moringa pode ser usada para chás e até mesmo ser inclusa na alimentação, através de receitas criativas.

Apesar de não ser muito conhecida ao redor do país, a moringa já era bastante utilizada pelos povos antigos gregos, pelos romanos e também pelos egípcios.

O uso da moringa é tão importante para a saúde que algumas organizações utilizam a planta para combater a desnutrição, principalmente nas regiões e países mais pobres.

Benefícios da Moringa para combater dores

Em algumas farmácias e lojas de produtos naturais já é possível encontrar a moringa em versão cápsulas para ser utilizadas no combate a diversas doenças, como hérnia de disco, artrite, artrose, enxaqueca e tendinite.

Se você sofre com alguns desses problemas e busca um tratamento natural, aposte nas folhas ou cápsulas de moringa para receber todos os benefícios.

Eficiente para combater doenças musculares e dos ossos, a moringa tem efeito analgésico e anti-inflamatório. Ela é um poderoso remédio e o melhor de tudo: sem efeitos colaterais.

Muitos sabem que quem sofre com essas doenças crônicas geralmente recebe como indicação o tratamento com a anti-inflamatórios. Porém, depois de um tempo de uso, a ação já quase não faz efeito e pode causar dores de estômago em alguns pacientes. Por isso a importância de conhecer os benefícios da moringa e de outros produtos naturais.

Propriedades da moringa

Quando vamos fazer uso de algum produto, é fundamental conhecer um pouco suas propriedades para sabermos como ele poderá nos auxiliar.

No caso da moringa, a planta tem vitaminas, proteínas e sais minerais, além de ser rica em aminoácidos.

A moringa tem vitamina A, B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B6, Ácido Fólico e ácido ascórbico (Vitamina C). A riqueza mineral da Moringa inclui Cálcio, Potássio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Zinco.

Como consumir moringa?

É bem simples e fácil inserir a moringa no seu dia a dia. Você sabia que até mesmo Fidel Castro, ex-presidente cubano chegou a afirmar que consumia moringa e que ela o ajudou muito a melhorar sua saúde?

Pois é! A maneira mais fácil é usando a planta para fazer chá, bastanto ferver a água e colocando algumas folhas para descansar. Você pode usar a moringa em saladas, sopas através de óleo e semente, no casos desses dois últimos você compra em farmácias de manipulação e de produtos naturais.

Há também a versão em cápsulas, ideal para quem precisa de uma solução mais prática, e não tem tempo de ficar cozinhando. É possível adquirir moringa em cápsula através da internet, recebendo os potes em casa.

Benefícios gerais da moringa

Além de ser benéfica para tratar doenças crónicas como artrite, a moringa é excelente para o coração, facilitando a circulação e diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares.

A moringa também é benéfica para o fígado, ajudando a proteger o órgão de toxinas e dos efeitos nocivos do álcool.

Para quem se sente constantemente indisposto, com aquele cansaço que parece mais um desânimo generalizado, a moringa também é benéfica para dar mais disposição e alegria.

Ela tem a capacidade de melhorar o humor, proporcionando mais vitalidade para desenvolver as tarefas do dia a dia.

  • Efeito antioxidante
  • Nutrir
  • Combater a anemia
  • Reduzir os níveis de glicose
  • Reduzir os níveis de colesterol
  • Reduzir a pressão arterial
  • Fortalecer os músculos e ossos
  • Efeito anti-inflamatório que melhorar as articulações
  • Ajuda a combater a asma
  • Promove a melhora do sono
  • Melhorar as funções mentais, como a memória e a aprendizagem
  • Estimular o crescimento do cabelo
  • Proteger o fígado e os rins
  • Propriedades antibacterianas
  • Aumentar as defesas naturais do corpo
  • Proporcionar mais energia
  • Auxiliar no emagrecimento
  • Pele mais saudável com moringa

Se não bastasse todos os benefícios da moringa para a saúde, a planta também é ótima para a pele. Isso mesmo! Devido a seus efeitos desintoxicantes, a moringa ajuda a combater as impurezas, hidrata e ainda previne rugas. Ela é ótima para combater o envelhecimento precoce da pele.

Está convencido que a planta moringa é excelente para a saúde e para a pele, com seus diversos benefícios? Lembre-se, sempre que determinados sintomas persistirem, procure um médico para uma melhor avaliação individualizada.

Leia também:

Benefícios da moringa  
5 (100%) 6 votes
loading...