Estas são as 8 melhores tascas do Porto para encher o bandulho…

tascas, porto

Este artigo é para aqueles que não conhecem o Porto e que gostavam de conhecer e para aqueles que adoram o Porto mas que não conhecem tudo o que o Porto tem para oferecer.

Quem vem ao Porto sabe que se come bem e se bebe bem. E nada melhor para este tempo frio que uma bela de uma rota de saborosos petiscos por entre 8 tasquinhas, simplesmente deliciosas e onde realmente vale a pena provar o belo vinho do Porto.

Deixo-vos a rota das tasquinhas mais saborosas e com aquele toque familiar, que faz as coisas saberem melhor:

1 – Adega Rio Douro. Aqui a primeira coisa que salta à vista é a Dona Piedade, daí que seja mais conhecido como a Adega da Piedade, pois é ela que manda, impõe o ritmo, e o mais importante, é ela que toma conta da cozinha, de onde saem os melhores e os mais diversificados petiscos como por exemplo: o Pastelão de sardinhas e iscas de bacalhau.

tascas, porto

2 – Bufete Fase. Aqui quem reina são as famosas francesinhas, que já correram mundo e hoje em dia, vêm pessoas dos quatro cantos do mundo para prová-la. é a sanduíche que com o tempo se convertei numa referencia portuense para o mundo, sendo mesmo já considerada por revistas internacionais como uma das melhores sanduíches do mundo.

tascas, porto

3 –  Tasca da Badalhoca. Hoje em dia esta tas é um verdadeiro contra-senso, pois já nem tasca é, e muito menos badalhoca. Mas se o nome seria algo que afugentaria a possível clientela, pelo contrário, atraem ainda mais pela curiosidade e pelo nome tão pitoresco. Aqui podemos deliciarmos-nos com as famosas sandes de presunto.

tascas, porto

4 – Casa Guedes. Esta é o resultado das redes sociais e o que outrora foi uma simples e pacata casa dos irmãos Guedes é agora paragem obrigatória. A sua clientela, principalmente jovens viajantes à procura de refeições simples, baratas e a qualquer hora do dia. E o seu chamariz principal são as famosas sandes de pernil assado.

tascas, porto

5 – O Gazela. Quem não gosta de um bom cachorro acompanhado de uma bela cerveja bem fresquinha? Com um balcão em meia-lua, onde se podem sentar 14 compinchas, cotovelo com cotovelo, e virados para os dois funcionários em sintonia fazem deste espaço que pouco mais tem que 2 ou 3 metros quadrados o sitio ideal para se estar. Com este frio, nada como um cachorro quente acabado de sair do forno.

tascas, porto

6 – Casa Louro. Esta é a casa a visitar para quem quiser saborear um bom presunto, uma broa de Avintes divinal para acompanhar, não podia faltar os vinhos de Baião.

tascas, porto

7 – Nelson dos Leitões. é verdade que estamos no norte, mais propriamente no bolhão, mas é como se estivéssemos na Bairrada, pois aqui, podemos deliciarmos-nos com um belo leitão assado e espumante como manda a versão original.

tascas, porto

8 – O Buraquinho. E por último, mas que não deixa de ser paragem obrigatoria, temos este cantinho que mais não é que uma cave à moda antiga. É verdade que está meio escondido no topo da nascente da Praça dos Poveiros, mas quando se consegue descobrir…entramos num mundo “mágico” de petiscos, papas, caldo verde, sandes e é claro…bons vinhos.

tascas, porto

Aproveitem o que Portugal tem de melhor!