Apesar de não existirem quaisquer parâmetros para se saber se está dentro do normal ou não, o cheiro da vagina pode ser incomodativo. E, porque alguns maus hábitos podem alterar o equilíbrio da flora vaginal, e por conseguinte, criar odores desagradáveis.
A vagina tem cheiro?
Sim. E é perfeitamente normal, pois a vagina elimina secreções, que são compostas por células mortas e produtos da degradação do meio. E por norma, as mulheres não se devem preocupar com o odor da sua vagina, pois normalmente, é suave e na maioria das vezes, quase que nem se nota, mas pode mudar de acordo com cada fase do ciclo menstrual. Mas se por acaso, o odor estiver mais forte e a causar algum incomodo, pode ser sinal de algo de anormal e é melhor ir ao médico.
O que pode causar mau cheiro na zona íntima?
Na parte externa do sistema reprodutor feminina, na vulva, existem várias bactérias e fungos que vivem em harmonia. Mas se a pessoas tiver maus hábitos, pode alterar a flora vaginal, como por exemplo, ter uma má alimentação ou estar a tomar antibióticos. Infecções ou inflamações vaginais também vão alterar a flora vaginal.
Roupa demasiado justa, que impeçam a região de respirar, vão facilitar a impregnação de fungos e bactérias nocivos. É preferível peças um pouco mais largas e feitas de algodão.
Higiene a mais, ou seja, se lavar a zona em excesso, vai fazer com que os fungos e as bactérias que antes viviam em harmonia, se proliferem e causem doenças. Basta fazer a higienização normal durante o banho. O mesmo se aplica ao contrário. Higiene a menos, também é prejudicial.
Ducha vaginal, lavar o canal pode ser muito arriscado porque vai alterar toda a região, para além de causar micro lesões. Basta lavar a vagina por fora, pois ela tem a capacidade de se auto regular.
Penso diário. Pode não acreditar, mas este item vai abafar a zona. Use só no fim da menstruação.
Transpiração excessiva, para estes casos, convém que troque as peças intimas com alguma frequência e opte por tecidos frescos.
Fugas de urina. Quando isto acontece, convém saber primeiro o porque. E sempre que tal acontecer, troque de cuecas.
Excesso de peso. As dobras que são formadas na pele podem causar problemas. Para evitar isso, lave e seque com cuidado a zona e, depois do banho, fique um tempo sem roupa.