Goucha escreve carta ao pai: “O maricas fez-se homem”

O apresentador do programa das manhãs da TVI, Manuel Luis Goucha, partilhou no seu blogue, uma carta que escrevera ao seu pai.

Numa carta longa e emocionada podemos ler Goucha a perguntar ao seu pai se se lembra de como reagiu, que lhe disse “então temos um maricas na família” e que “apesar dos tempos serem de calar a diferença, já havia percebido que eram alguns homens que faziam pulsar o meu, ainda pouco decifrável, desejo”.

E ao continuarmos a ler podemos ver Goucha a dizer ainda: “Tinhas razão! Bendita mariquice essa de procurar o Belo, nas palavras dos escritores, nas tintas dos pintores, na música dos compositores, em todos aqueles que nunca acabam, independentemente do género.”

Mais adiante, lemos: “O maricas fez-se homem, balizando-se em valores que considera justos e universais, pouco ligando ao juízo dos de fora, quando o único que me interessava, o da mãe, escutei-o aos dezoito, já eu era por minha conta e risco: ‘só quero que sejas feliz!’.”

Terminando a carta com a seguinte declaração: Quando pego na nossa foto, a única que tenho de ti, vejo-me de sobrolho carregado como que a questionar-te: quem és? como és? Passaram sessenta e dois anos e não tenho respostas. Há vínculos que não se podem adiar. Não foste pai, o meu pai, porque não quiseste, não soubeste ou não te deixaram ser! E eu, não fui filho, o teu filho. Estamos quites! Pena que tal facto não me sossegue, já que tudo ficou por dizer!”

(1 Avaliação, Artigo com: 5,00 estrelas num máximo de 5)
Loading...
loading...