Talvez vocês já tenham visto imagens ou ouvido falar dos leões brancos.
Ele possui as mesmas características do leão africano, no entanto seus pelos são loiros ou brancos, sendo que seus olhos podem ser dourados ou azuis.
Por muitos anos o leão branco foi considerado apenas um personagem de lendas africanas, sendo avistado apenas por algumas pessoas no início do século XX, no entanto em 1975, Chris McBride descobriu uma ninhada de filhotes brancos na Reserva Privada de Caça Timbavati.
Mas por que existem leões brancos?
Ao contrário do que muitos pensam esses leões não são albinos, apesar de haverem casos de albinismo entre os leões africanos. Na verdade assim como o tigre branco ele sofreu leucismo, uma mutação rara que causa a despigmentação dos pelos.
Essa mutação é provocada por um gene recessivo que se manifesta quando há cruzamento entre animais que possuem esse gene, assim aumentando as chances dos filhotes apresentarem essa característica.
No entanto ao contrário do albinismo, o leucismo não provoca sensibilidade na pele, sendo que o único inconveniente para os leões brancos é não poderem se camuflar apropriadamente na natureza, assim podendo ser vistos facilmente tanto por suas presas quanto por caçadores.
Na época em que foram descobertos pelos europeus, por volta de 1970, infelizmente esses leões foram artificialmente retirados da natureza para operações de caça e reprodução em cativeiro.
Pra vocês terem ideia hoje não encontramos esses leões na natureza, sendo que eles estão praticamente extintos, somente podemos encontrá-los em alguns zoológicos que fazem o cruzamento entre leões brancos.
Curiosidades
Os povos da África do Sul tinham algumas crenças relacionadas ao leão branco, entre elas que ele simbolizava prosperidade e abundância, sendo uma dádiva divina, pois para eles o branco nos animais representa a bondade presente em todas as criaturas.
Uma das lendas dos povos locais falava que o leão branco havia surgido através da união entre um asteroide que caiu e uma mulher que entrou nele e após sair, em alguns dias, havia se tornado uma leoa branca.
Já os leões albinos são raros, mas podem ser encontrados na natureza, possuindo olhos vermelhos e sensibilidade ao sol, estão em perigo de extinção.
Esses diferente do leão branco tem uma pigmentação vermelha ou rosa na ponta do nariz.